Questões de Agropecuária do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Agropecuária do ano 2025

A qualidade das sementes de plantas cultivadas está atrelada a diversos fatores, relacionados desde sua produção, passando pelo processamento e armazenamento. Vários testes são realizados a fim de definir a qualidade de lotes de sementes a serem utilizadas para novos plantios. O teste de pureza tem como objetivo determinar a composição percentual por peso, a identidade das diferentes espécies de sementes, do material inerte da amostra e, por inferência, do lote de sementes. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - São consideradas puras todas as sementes e/ou unidades de dispersão pertencentes à espécie em exame.
II - Na classificação de outras sementes devem ser incluídas as unidades de dispersão de qualquer outra espécie de planta que não aquela da semente pura.
III - Classificados como material inerte deve incluir todos os outros materiais e estruturas não definidas como semente pura ou outras sementes.

A partir do texto é CORRETO concluir o que se afirma em:

As pragas de grãos armazenados podem causar grandes prejuízos, tanto quantitativos como qualitativos. Um dos insetos causadores de grandes perdas possui coloração castanho-escuro, medindo de 1,8 a 2,5 mm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos e possuem manchas brancas no pronoto, contrastando com a cor escura brilhante. Para efetuarem a postura, elas espelem uma gota de líquido claro e pegajoso onde é depositado o ovo, que rapidamente endurece, promovendo uma forma aderente à superfície do grão, causando grandes prejuízos, pois atacam os cotilédones abrindo galerias, podendo destruir totalmente o grão. A presença de ovos nos grãos, galerias de larvas, orifícios de emergência de adultos e insetos mortos afetam a qualidade do produto. A descrição apresentada indica que, o inseto que ataca estes grãos armazenados é:

Espécies de plantas podem apresentar em suas sementes dormência, fenômeno pelo qual sementes, mesmo sendo viáveis e tendo todas as condições ambientais, não conseguem germinar. Existem pelo menos três sistemas de dormência em sementes: o controle de água no interior da semente, o controle do desenvolvimento do eixo embrionário e, por último, controle do equilíbrio entre as substâncias inibidoras e promotoras de crescimento. Estes sistemas podem apresentar suas ações em conjunto, ou isolados, dependendo da espécie e das condições ambientais. Os sistemas de dormência apresentados podem ser relacionados por: 

A produção de sementes no Brasil deve seguir o disposto em legislação vigente, que visa assegurar a qualidade do produto final. O decreto nº 10.586, de 18 de dezembro de 2020, que regulamenta a Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e determina as seguintes categorias de sementes: genética, básica, certificada e não certificada e suas subcategorias, bem como, as atribuições aos produtores e sua comercialização. A origem das diferentes categorias de sementes determinadas pela legislação apresentada é:

Quando há necessidade de se realizar a verificação de algum parâmetro de um alimento produzido na indústria, ou nas áreas de cultivo, se torna impossível a verificação laboratorial de todo o lote ou produto gerado. Por isso se deve realizar uma amostragem, ou seja, uma série sucessiva de etapas operacionais específicas para que a amostra seja realmente representativa do todo. Em laboratório, nem toda amostra será analisada, o que torna o processo de amostragem ainda mais importante. Frações serão utilizadas para as diferentes análises e outra parte será armazenada como contraprova, caso haja a necessidade de repetir alguma análise ou ocorra perda de material no processo analítico. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I – Seguindo critérios técnicos, várias amostras serão coletadas e unidas para formar a amostra bruta, que deve ser uma réplica, em ponto reduzido, do universo considerado para análise.

PORQUE

II – Na análise laboratorial a amostra bruta será ainda reduzida, conforme o tipo de produto, em uma fração denominada amostra de laboratório, que deverá continuar sendo representativa do universo considerado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis