Questões de Agronomia da FUNCAB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Agronomia da FUNCAB

A cultura de milho é caracterizada pela fecundação cruzada, com cerca de apenas 3% de autofecundação. O grão de pólen germina logo após o seu contato com o estigma, desencadeando o desenvolvimento do tubo polínico no estigma, com posterior fecundação do óvulo em sua base. A liberação do pólen começa ao nascer do sol e reduz-se em função da seguinte condição psicrométrica:

A soja é uma planta cuja fotossíntese pertence ao ciclo C3, que fixa o CO atmosférico por meio do Ciclo de Calvin. Sendo assim, para a soja existe uma concentração mínima ou crítica de CO , abaixo da qual cessa a fotossíntese líquida e aumenta a respiração de suas reservas. Essas reservas também são consumidas pela fotorrespiração até a sua morte por inanição. Essa concentração mínima ou crítica de dióxido de carbono é denominada de ponto de compensação de CO , que, para soja em ambiente a 25 °C, considera-se:

Durante a maturação das sementes de soja, ocorre uma série de alterações físicas, morfológicas, bioquímicas e fisiológicas verificadas pela fecundação do óvulo, encerrando-se quando a semente atinge o máximo peso de matéria seca e desliga-se fisiologicamente da planta. Podem-se tomar como indicativos da maturação as seguintes características das sementes:

Uma das principais pragas do cafeeiro é o bicho-mineiro das folhas (Perileucoptera coffeella ). Após fazer a postura da mariposa branca-prateada na face superior da folha, os ovos eclodem e dão origem a pequenas lagartas que penetram no limbo foliar e geram vazios conhecidos como “minas”. Ao completar o seu desenvolvimento, a lagarta sai da mina e se encrisalida, normalmente na parte inferior da folha, protegida por um casulo em forma de . Deve-se estar atento às possibilidades de interação do ataque de outras doenças ou de estiagens que podem elevar a incidência de bicho-mineiro, em decorrência:

Durante a germinação de uma semente, o polo de geotropismo positivo do eixo embrionário, que dará origem ao sistema radicular, não encontra grandes dificuldades para vencer a resistência mecânica. O polo oposto, que dará origem à parte aérea, utiliza mecanismos que favorecem a emergência da parte aérea no solo, sem danificá-la. Na família Graminae , o mecanismo peculiar, pelo qual a parte aérea é posta para fora do solo utiliza uma estrutura especial denominada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis