Questões de Administração de Recursos Materiais do ano 2020

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#Questão 844987 - Administração de Recursos Materiais, Administração de Compras, FCC, 2020, AL-AP, Assistente Legislativo - Assistente Administrativo

No ciclo de compras convencional de uma organização, as “requisições de compras” têm início com o

O almoxarifado de uma Assembleia Legislativa tem uma demanda anual de um determinado item de estoque que é de 18.000 unidades. Sabendo que esse item é pedido em quantidades de 500 unidades, o número de pedidos emitidos por mês será de

Determinada entidade pública utiliza 3.600 unidades de certo item por ano. O custo de pedir desse item é de R$ 50 por pedido, e o custo de manter cada unidade no estoque é de R$ 1 por ano. Essa entidade deseja manter estoque de segurança equivalente a 10 dias de consumo. Além disso, objetiva minimizar seu custo total de estoque (custo de manter e de pedir) e adotar uma gestão econômica de estoque, com a utilização do modelo do lote econômico de compra (LEC).

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta, respectivamente, o nível médio de estoque (NME) a ser atingido e a quantidade de unidades a ser encomendada em cada pedido, ou seja, o LEC.

Julgue os itens a seguir, relativos a administração de materiais e gestão de estoques. I Uma das funções básicas do estoque é abastecer a produção, de forma a eliminar os riscos de interrupção do processo produtivo. II O princípio just in time consiste na disponibilização do material ou produto no momento em que for necessário. III Da mesma maneira que o setor privado, o setor público tem flexibilidade para escolher e negociar com fornecedores conforme desejar. ssinale a opção correta.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os almoxarifados são locais destinados à guarda e à conservação dos itens de material em estoque de uma determinada organização. A gestão dos almoxarifados deve ser eficiente, visando à minimização dos custos de armazenamento de estoques, bem como à maximização da qualidade do atendimento aos colaboradores que precisam dos itens armazenados para o desenvolvimento do seu trabalho diário.

II. Em geral, o recebimento de um material no almoxarifado é uma etapa posterior à compra e anterior ao pagamento do fornecedor. Ou seja, em muitas organizações, somente após o recebimento do item, é que o pagamento é autorizado. Dessa forma, a atividade de recebimento mantém estreito relacionamento com as áreas contábeis e de compras da entidade, além de contar, por vezes, com o suporte provido pelo setor de transportes.

III. No almoxarifado de órgãos públicos, por ocasião do recebimento, três informações alusivas às especificações dos materiais devem ser comparadas, verificando se há conformidade entre elas: as informações constantes da nota de empenho; da nota fiscal; e os dados da mercadoria efetivamente entregue. No entanto, há órgãos públicos nos quais nem todos os materiais de consumo são recebidos em almoxarifados. As exceções, em geral, são alusivas aos materiais de consumo imediato, que podem não transitar fisicamente pelos almoxarifados.

Marque a alternativa CORRETA:

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