Os números naturais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são distri...

Raciocínio Lógico - Problemas Lógicos - COPESE / UFPI - 2020 - ALEPI - Consultor Legislativo - Redação de Atas e Debates

Os números naturais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são distribuídos em uma tabela 3x3, de modo que a soma dos elementos da segunda linha é 6 unidades maior que a soma dos elementos da primeira linha e a soma dos elementos da terceira linha é 6 unidades maior que a soma dos elementos da segunda linha. Sabendo disso, o valor do produto entre x e y é igual à:



    A) 11
    B) 18
    C) 24
    D) 28
    E) 30
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Comentários na questão

José Mariano de Souza Neto

Soma das 3 linhas = 1+2+3+4+5+6+7+8+9 = 45


Valor da primeira linha = x


Valor da segunda linha = x + 6


Valor da terceira linha = x + 12


Logo:


x + x + 6 + x + 12 = 45


3x + 18 = 45


3x = 45 - 18


3x = 27


x = 9


Portanto:


Valor da primeira linha = 9


Valor da segunda linha = 9 + 6 = 15


Valor da terceira linha = 9 + 12 = 21


Para a primeira linha faltam 8, ou seja, somente podem ser 6 e 2 ou 5 e 3.


Testando com 5 e 3 já vemos que não há como completar a segunda linha, pois:


11 = 6 + 5 (já utilizado)


11 = 7 + 4 (já utilizado)


11 = 8 + 3 (já utilizado)


11 = 9 + 2 (já utilizado)


 


Portanto, sobrou para a:


Valor da primeira linha = 6 e 2 + 1 = 9


Valor da segunda linha = 8 e 3 + 4 = 15


Valor da terceira linha = 5 e 7 + 9 = 21


O produto é 8 x 3 = 24.


Resposta C

vinicius oliveira

1+2+3+4+5+6+7+8+9=45


soma da 1ª linha = 9


soma da 2ª linha = 15               SOMA DAS 3 LINHAS = 45       


soma da 3ª linha = 21


1ª linha     2  6  1                       X =3   e   y=8


2ª linha     3  8  4                       R: 3x8=24


3ª linha     5  9  7

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Algumas personalidades significativas para a história do design gráfico brasileiro participaram do corpo docente inicial da ESDI. Esses designers foram:

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Nos últimos anos, o zoneamento ecológico-econômico (ZEE) tem sido a proposta do governo brasileiro para subsidiar as decisões de planejamento social, econômico e ambiental do desenvolvimento e do uso do território nacional em bases sustentáveis.

Nesse sentido, o ZEE torna-se um importante instrumento para subsidiar a formulação de políticas territoriais da União, estados e municípios, orientando os diversos níveis decisórios na adoção de políticas convergentes com as diretrizes de planejamento estratégico do país. Busca, assim, conservar o capital natural e diminuir os riscos dos investimentos.

O ZEE, ao dispor de um mecanismo integrado de diagnóstico sobre o meio físico-biótico, a socioeconomia e a organização institucional, bem como de diretrizes pactuadas de ação entre os diferentes interesses dos cidadãos, pode contribuir para que o sistema de planejamento oriente os esforços de investimentos do governo e da sociedade civil segundo as peculiaridades das áreas definidas como zonas e tratadas como unidades de planejamento.

Considerando o texto acima e com relação ao ZEE, julgue os itens a seguir.

O programa ZEE tem por objetivo executar o zoneamento apenas na escala macrorregional, pois as escalas locais, por apresentarem limitação de abrangência territorial e excesso de detalhes de informação, dificultam o trabalho de diagnóstico e planejamento.

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O Microsoft Excel apresenta um conjunto de funções predefinidas para facilitar o dia-a-dia de seus usuários com tipos comuns de fórmulas matemáticas. O resultado obtido com o uso de cada uma das fórmulas abaixo é:

I. ARRED(núm;núm_digitos) - Arredondamento de um número até uma quantidade especificada de dígitos.

II. SOMA(núm1;núm2;...) - Soma todos os números em um intervalo de células.

III. SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) – Retorna Verdadeiro se a condição especificada for avaliada como verdadeira e retorna Falso caso seja avaliada como falsa.

IV. MÉDIA(núm1;núm2;...) - Retorna a média (aritmética) dos argumentos que podem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números

Assinale a alternativa correta:

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