O currículo escolar requer uma organização do tempos/espa...

O currículo escolar requer uma organização do tempos/espaços em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos e valores que, durante a construção do seu Projeto Político Pedagógico – PPP, forem considerados necessários para a formação de seus alunos. Isso é possível porque, com base no princípio da autonomia, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei n° 9394/1996) estabeleceu como incumbência da escola e de seus professores (Art. 12 e 13) a construção do PPP. É na construção do PPP que a comunidade escolar deve estudar e debater, para poder estabelecer suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras, com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que pretende implantar. Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são denominadas de:
    A) matrícula por disciplina e regime semestral.
    B) regime seriado e ensino por ciclos.
    C) regime de crédito e turmas multisseriadas.
    D) ensino comum e regime diversificado.
    E) progressão diversificada e progressão continuada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A legislação de competência do governo federal tem garantido os direitos relacionados à saúde em diversos setores e âmbitos. A respeito dessa legislação, julgue os itens a seguir.

A ética dos procedimentos de manipulação genética é um problema contemporâneo de grande importância. A legislação vigente (art. 13 da Lei n.o 8.974/1995), que estabelece normas para o uso de técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente, de organismos geneticamente modificados, determina que é permitida a manipulação genética de células germinais humanas, desde que se respeitem os princípios de autonomia e beneficência, bem como a aprovação da CTN-Bio.

Resolva a questão aqui ›


Em um telhado de duas águas, caracterizado por duas superfícies planas com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central, a parte mais alta é denominada

Resolva a questão aqui ›


O diagrama que representa um sistema por um único processo e suas interações com entidades externas é o Diagrama

Resolva a questão aqui ›