Durante uma audiência para tratar da autuação da empresa...
As proposições apresentadas no texto recebem o conectivo "Se então". A equivalência desse conectivo pode se dar pelo conectivo "ou".
Como todas as preposições são verdadeiras, a letra E traz a equivalência da última preposição.
"Nega a primeira" ou "repete a segunda"
Muito difícil a questão
Já que a situação é na audiência da autuação, então a empresa foi necessariamente notificada e o erro não foi sanado, portanto, o auditor ou identificou erro ou identificou inconsistência (eliminando as alternativas A e B).
Não se pode afirmar que a empresa foi multada, nem através das proposições(mesmo sendo verdadeiras, já que todas apresentam o "se") e nem pelo enunciado, portanto, ou a empresa recorreu ou foi multada.
Parece difícil num primeiro momento, mas é mais simples do que parece. Basta atenção para resolver e perceber que basta apontar uma equivalência de qualquer uma das proposições dadas, uma vez que todas são VERDADEIRAS e do tipo "Se A, então B
equivalência de "se A, então B"
= "se ~B, então ~A"
= "Ã ou B"
apesar de aparentemente a letra D estar obviamente certa, a letra E apresenta "consistencia lógica".
Isso porque, também logicamente falando, a empresa poderia ter sanado o erro e mesmo assim ter sido autuada... Por isso a letra D está errada.
Já a letra E está certa porque, transformando a afirmação em proposições e operando logicamente com elas, existe equivalencia lógica entre a última alternativa e as três afirmações apresentadas pelo auditor fiscal no texto da questão.
Mas é uma questão muito difícil de se resolver...
Navegue em mais questões