No que se refere ao sistema de comércio internacional, ju...

No que se refere ao sistema de comércio internacional, julgue os seguintes itens. Segundo as regras do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), não há amparo para a adoção de práticas protecionistas inseridas no âmbito das políticas de substituição de importações, que propõem a industrialização a qualquer custo dos países em desenvolvimento e se baseiam, em termos teóricos, na premissa de que ocorre, ao longo dos ciclos econômicos, a deterioração dos termos de troca em desfavor dos exportadores de produtos primários.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue os itens subseqüentes.

Presente no texto, a expressão “proteger a biodiversidade” (l.7-8) pode ser entendida, entre outras implicações, como uma forma de se promover o desenvolvimento econômico e social duradouro sem, contudo, destruir o patrimônio natural das nações, ou seja, respeitando-se a natureza e as especificidades de cada região.

Resolva a questão aqui ›


Considere as seguintes propostas de substituição de nexos do texto.

I - Na linha 15, a substituição de Apesar de por "Ainda quei, não alteraria o sentido contextual nem exigiria adaptações sintáticas.

II - Na linha 24, a substituição de mas por "entretanto" manteria a correção sintática e semântica da. frase.

III - Na linha 47, poder-se-ia substituir mas por "e sim" sem que isso alterasse o sentido contextual ou provocasse erro gramatical.

IV - Na linha 56, a substituição de No entanto por "Em vista disso" não provocaria alteração semântica no contexto.

Quais estão corretas?

Resolva a questão aqui ›


Considerando que o gráfico precedente apresenta a concentração plasmática de um fármaco em função do tempo de administração a partir de duas formulações farmacêuticas A e B diferentes, julgue os itens a seguir.

Caso seja administrada pela via oral, a formulação B pode ser definida como uma formulação de liberação prolongada.

Resolva a questão aqui ›