Além de apresentar internamente muitas organelas limitad...

Além de apresentar internamente muitas organelas limitadas por membrana, no interior de células eucariontes encontramos um conjunto de fibras finas e longas denominado de citoesqueleto. Como mostrado no esquema ao lado, três tipos de fibras proteicas constituem o citoesqueleto de células animais: microtúbulos; filamentos intermediários e microfilamentos.

Sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A. As fibras dos microfilamentos são compostas por monômeros de actina que estabilizam a forma celular, mas também podem estar envolvidas com movimentos celulares como a contração na citocinese centrípeta das mitoses e meioses.
  • B. Cílios e flagelos eucariontes são lembrados a partir de microtúbulos especializados, mas não participam da movimentação de componente no interior celular.
  • C. Os centríolos formados por feixes de microtúbulos situam-se nos centros organizadores dos microtúbulos, em células que estão se direcionando para a divisão.
  • D. Os filamentos intermediários são encontrados apenas em organismos multicelulares, sendo compostos por proteínas da família das queratinas, não resistem à tensão.
  • E. Os microfilamentos e os filamentos de miosina dirigem a ação muscular, mas as células musculares devem ter seu citoesqueleto adequadamente ancorado na membrana plasmática e na matriz extracelular, para que lesões celulares não ocorram durante a contração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Pratica-se, na Amazônia Ocidental brasileira, uma agricultura de subsistência caracterizada pelo uso do solo até o esgotamento de sua fertilidade a tal ponto que esse solo não seja mais produtivo, o que implica a escolha de uma nova área para início de nova exploração. Esse sistema tradicional não tem contribuído para a melhoria do nível de vida do produtor rural, além de causar sérios danos ao meio ambiente nas regiões com maior densidade populacional. Esse tipo de agricultura familiar torna o homem itinerante, sempre à procura de novos locais para a produção de subsistência. Uma opção a essa modalidade são os sistemas agroflorestais (SAFs), cujo objetivo é desenvolver formas mais sustentáveis de uso da terra, incrementando a produtividade na propriedade e o bem-estar da comunidade rural. Acerca das culturas de subsistência e dos SAFs, julgue os itens a seguir.

Os SAFs, apresentados como uma solução viável e sustentável para a agropecuária nas regiões tropicais, são formas de exploração de várias áreas paralelas (geralmente três). Em cada uma dessas áreas, é desenvolvida uma atividade, por exemplo: produção de madeira em uma, cultivo agrícola em outra e criação de animais em uma terceira, de maneira independente e simultânea.

Resolva a questão aqui ›


A legislação civil consolida diversas normas reguladoras das relações jurídicas de ordem privada. Um dos conceitos por ela trazidos é a respeito daquele “que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços”. Este conceito corresponde ao:

Resolva a questão aqui ›


Assinale a correspondência adequada na prevenção contra incêndio.

Resolva a questão aqui ›