A. orden...

NÃO se constitui abuso de autoridade:
  • A. ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder.
  • B. submeter pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei.
  • C. a inviolabilidade do domicílio, quando existir ordem judicial.
  • D. deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente, a prisão ou detenção de qualquer pessoa.
  • E. deixar o Juiz de ordenar o relaxamento de prisão ou detenção ilegal que lhe seja comunicada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com referência a técnicas de isolamento, cultivo e identificação de microrganismos, julgue os seguintes itens. A classificação taxonômica de fungos endofíticos pode ser feita mediante a amplificação e o sequenciamento da região ITS (região do espaço interno transcrito) do rDNA desses microrganismos, seguidos da comparação entre os resultados obtidos e aqueles existentes em bases de dados.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 58 anos de idade, no terceiro dia de pós-operatório de laparotomia exploradora com enteroenteroanastomose por perfuração ileal e peritonite fecal, está na UTI ainda em intubação orotraquial, ventilação mecânica e uso de droga vasoativa, apresentando distensão abdominal importante. O intensivista solicita avaliação da cirurgia geral, referindo que o paciente piorou nas últimas 24 horas, após ressuscitação volêmica com 10 L de solução cristaloide nas últimas 36 horas, necessidade de aumento da pressão inspiratória no ventilador, início de noradrenalina e piora da função renal. Ao exame físico, apresenta-se em estado geral regular, corado, em anasarca, com abdome distendido e hipertimpânico, sem massas e ruídos hidroaéreos (RHA) diminuídos globalmente. Apresenta FC de 100 bpm, PA de 100 mmHg x 70 mmHg, SpO 2 de 98% com O2 a 100% e FR de 14 ipm em ventilação mecânica. Uma verificação da pressão intravesical revela o valor de 45 cm2OH.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Caso haja indicação de tratamento cirúrgico, a melhor opção cirúrgica para esse paciente é a viscerorredução.

Resolva a questão aqui ›


A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial; em sua forma ativa, ocupa o terceiro lugar entre as doenças mais incapacitantes. Acerca da esquizofrenia, dos medicamentos antipsicóticos e do cuidado de enfermagem ao paciente com diagnóstico de esquizofrenia, julgue os próximos itens. Entre as manifestações presentes na esquizofrenia, a alucinação causa alteração do pensamento; quando apresentada na forma persecutória, o paciente acredita estar sendo vítima de uma perseguição implacável. Essa manifestação geralmente é acompanhada de delírios, que podem ser tanto auditivos quanto visuais.

Resolva a questão aqui ›