Pedro foi contratado como motorista pelo Município Y, em ...

Pedro foi contratado como motorista pelo Município Y, em 31/12/1982, sem prévia submissão a concurso público. Desempenhou normalmente seu mister, sem sobrestamento das respectivas atividades laborais, até 18/12/2016, data em que apresentou pedido de demissão. Nascido em 31/12/1945, decidiu dedicar-se a empreendimento privado próprio a partir do término da referida relação de emprego. O contrato havido entre Pedro e o Município Y foi regido pelo regime celetista então vigorante no âmbito do ente público. Diante do não recebimento de verbas rescisórias e contratuais, Pedro ajuizou ação trabalhista em 02/04/2017 postulando a condenação do ex-empregador às seguintes obrigações: cumprimento da obrigação de fazer quanto aos recolhimentos de FGTS referente ao período de 05/01/1982 a 18/12/2016, pagamento de 13o salário integral de 2016 e de férias integrais simples 2016/2017, mais 1/3. Em defesa, o Município suscitou prejudiciais de mérito de prescrição trintenária e quinquenal quanto ao FGTS, sustentando serem indevidas as demais verbas, em virtude de nulidade contratual, por ter Pedro atingido a idade de setenta anos. Nessa situação hipotética:

I. É nula a relação de trabalho iniciada entre Pedro e o Município Y em 05/01/1982, diante da não observância à exigência constitucional de prévio concurso público.

II. Incidem prescrição trintenária e prescrição quinquenal quanto aos recolhimentos de FGTS anteriores, respectivamente, a 02/04/1987 e 02/04/2010.

III. Pedro faz jus ao pagamento de 13o salário integral de 2016 e férias integrais simples 2016/2017 mais 1/3, inexistindo nulidade contratual quanto ao labor de janeiro a dezembro/2016.

IV. São devidos recolhimentos de FGTS quanto ao período trabalhado de 02/04/1987 a 18/12/2016.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A infecção hospitalar no sítio cirúrgico é uma complicação que causa grande preocupação aos cirurgiões. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Quanto menor é o tempo de internação (pré e pósoperatório), mais baixo é o risco de infecção nosocomial relacionada com o procedimento cirúrgico.

Resolva a questão aqui ›


A hantavirose, apontada como causa de diversas mortes no Distrito Federal (DF), é uma infecção provocada pelo hantavírus, que se hospeda em roedores silvestres. Mutirões de limpeza e retirada de entulhos têm sido parte das ações do governo no combate à doença. Nesse sentido, considere que um técnico tenha sido designado para identificar as áreas de maior potencial de ocorrência de novos casos da epidemia e propor medidas que contribuam para seu controle. Para isso, o técnico precisará localizar as áreas com maior probabilidade de encontrar os roedores silvestres e capturar exemplares para estudo. Acerca dessa situação hipotética e do tema por ela suscitado, julgue os itens a seguir.

O aumento dos gastos públicos com infra-estrutura e saneamento, no contexto de um orçamento restrito, deve ser excluído das medidas recomendadas, pois a contabilidade é objetiva e incapaz de quantificar benefícios ambientais.

Resolva a questão aqui ›


 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

 

 

Pode-se denominar arquivo também a instituição ou o serviço que tem a custódia de documentos, com a finalidade de fazer o processamento técnico, garantir a conservação e promover a utilização dos arquivos.

Resolva a questão aqui ›