O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMS...

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), descrito na Norma Regulamentadora n o 7 (NR 7), é de elaboração e implementação obrigatórias, por parte de todos os empregadores e as instituições que admitam trabalhadores como empregados. A respeito da NR 7, assinale a alternativa correta.
  • A. A NR 7 estabelece, mediante negociação coletiva de trabalho, a máxima proteção a ser observada na execução do PCMSO.
  • B. O PCMSO deve incluir, entre outros procedimentos, a realização obrigatória dos exames médicos, como os periódicos (mensais, conforme a regulamentação sindical), o admissional, o exame de retorno ao trabalho, o de mudança de função e o demissional.
  • C. O PCMSO exercerá a discricionariedade na avaliação das questões relativas a acidentes ou incidentes que afetem o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínicoepidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.
  • D. O PCMSO deverá ter caráter remediativo nos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
  • E. Caberá à empresa contratante de mão de obra prestadora de serviços informar a empresa contratada dos riscos existentes e auxiliar na elaboração e na implementação do PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estão sendo prestados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação a métodos diagnósticos em ortopedia, julgue os itens a seguir.

O exame cuidadoso de uma radiografia demonstra que a visibilidade de uma estrutura depende do peso atômico de seus elementos constituintes.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens de 5 a 11, referentes aos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima.

A preposição para, em ambas as ocorrências, nas linhas 10 e 13, estabelece uma relação de consequência entre a oração de que faz parte e a oração que a antecede.

Resolva a questão aqui ›


Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.

( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica”, a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.

( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Resolva a questão aqui ›