“A ‘função’ de reprodução da escola é uma invariante das...

“A ‘função’ de reprodução da escola é uma invariante das sociedades modernas, que precisam encontrar nos veredictos escolares, ratificando as competências e o mérito das pessoas, a justificativa das hierarquias sociais produzidas pelas desigualdades escolares. Consequentemente, a reprodução passaria, primeiro, pela transformação das desigualdades sociais em desigualdades escolares de mesma extensão e, depois, das desigualdades escolares em desigualdades sociais em um circuito idêntico de repetição.” DUBET, François; DURU-BELLAT, Marie; VÉRÉTOUT, Antoine. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 14, nº 29, jan./abr. 2012. p. 22-70.

Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. A escola possibilita aos indivíduos crescimento intelectual e autonomia como meio de resolução das desigualdades escolares e, com isto, superar as diferenças sociais.
  • B. A escola integra os indivíduos à sociedade valorizando suas diferentes trajetórias que e os distintos lugares sociais que ocupam, promovendo, deste modo, a superação das diferenças de cada aluno.
  • C. A escola reproduz as hierarquias sociais pela valorização dos méritos e competências socialmente dominantes, cabendo-lhe, por meio da certificação do conhecimento, legitimar a reprodução das desigualdades sociais.
  • D. É pela escola que o indivíduo adquire capital cultural e simbólico diferenciado da hierarquização dos valores que organizam a ordem simbólica da sociedade e de seus diferentes lugares.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere à Lei n.º 9.986/2000, que dispõe sobre gestão de recursos humanos das agências reguladoras, e à Lei n.º 10.871/2004, que dispõe sobre a criação de carreiras e organização de cargos efetivos das agências reguladoras, julgue os itens seguintes.

elaboração de normas para a regulamentação de mercado são atribuições específicas dos cargos de nível superior de especialista em regulamentação de saúde suplementar.

Resolva a questão aqui ›


Consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas que não possam se subordinar ao processo normal de aplicação, sendo aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei.

Em termos legais, a definição corresponde

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos sociológicos fundamentais.

A imaginação sociológica remete os indivíduos a um pensamento divergente do cotidiano, obrigando-os a construir associações ou mediações entre atividades sociais da vida ordinária e os sentidos e significados expressos nessas atividades.

Resolva a questão aqui ›