Pedro e Ernesto travaram ampla discussão a respeito da e...

Pedro e Ernesto travaram ampla discussão a respeito da essência e do alcance dos direitos e garantias fundamentais consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil. É correto afirmar que os direitos fundamentais:
  • A. sempre dizem respeito à vida, fundamento de existência da pessoa humana;
  • B. somente estão ao alcance dos brasileiros, residam, ou não, no território nacional;
  • C. sempre dependem de lei regulamentadora para que possam beneficiar alguém;
  • D. não são extensivos aos estrangeiros residentes no território nacional;
  • E. estão previstos de maneira exemplificativa na ordem constitucional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Texto para responder às questões de 39 a 42.

Idosa de 92 anos de idade vem à consulta com geriatra após encaminhamento do posto de saúde rural. Sua queixa principal é uma lesão ulcerada na perna com bordas infiltradas e molduradas, com fundo granuloso e presença de secreção seropurulenta. Como doenças crônicas, apresenta ainda hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoartrose de joelhos, gastrite (sic), insônia e labirintite (sic). Medicamentos em uso: propranolol 120 mg/dia, furosemida 40 mg/dia, ranitidina 300 mg/dia, diclofenaco sódico 100 mg/dia (eventualmente) e cinarizina 75 mg/dia (para insônia e labirintite, sic). Faz controle da dieta para tratamento do diabetes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral, um pouco apática, mas consciente e orientada. Pressão arterial deitada = 150 x 85 mmHg e em pé de = 130 x 80 mmHg. Aparelho cardiovascular com bulhas hipofonéticas e sopro sistólico +/6+ em foco aórtico. O ritmo é regular. Exame abdominal demonstra Traube ocupado e dor à palpação profunda de epigastro e hipogastro. Varizes de membros inferiores ++/4+ com discreto edema +/4+. Exames complementares apresentam hemograma normal, TGO e TGP discretamente elevadas, hipernatremia e sumário de urina com flora bacteriana +++/4+ sem leucocitúria. Entre os diagnósticos diferenciais nesse caso, deve-se descartar

Resolva a questão aqui ›


Considerando-se o que determina o Código Civil vigente em relação ao transporte de pessoas, é CORRETO afirmar que

Resolva a questão aqui ›


Considerando os aspectos éticos e legais do exercício da enfermagem bem como competências e atribuições da equipe de enfermagem do trabalho, julgue os seguintes itens.

Todos os profissionais de enfermagem têm a obrigação ética de conhecer o inteiro teor do código de ética dos profissionais de enfermagem, desde que tenham garantido, no local de trabalho, o acesso à Internet.

Resolva a questão aqui ›