Acerca dos temas resposta do réu, prazos e litisconsórc...

Acerca dos temas resposta do réu, prazos e litisconsórcio, assinale a opção correta, de acordo com a legislação aplicável e a jurisprudência dominante do STJ.
  • A. A prerrogativa de prazo em dobro para recorrer, de que trata o artigo 191, do CPC, somente se aplica quando mais de um dos litisconsortes tiver legitimidade e interesse recursal, mesmo que sejam diversos os procuradores.
  • B. A exceção de incompetência deve ser arguida em petição fundamentada e instruída, devendo o excipiente indicar o juízo para o qual declina; o excepto será ouvido em dez dias e o juiz dispõe de igual prazo para decidir a exceção, sendo incabível a produção de prova testemunhal, porque a competência é matéria de direito.
  • C. Havendo litisconsórcio passivo facultativo, se o autor desistir da ação quanto a algum réu ainda não citado, o prazo para resposta correrá a partir da juntada aos autos do último mandado de citação ou aviso de recebimento.
  • D. O réu deverá alegar, na contestação, toda a matéria de defesa que tiver, e deverá, no mesmo prazo da contestação, arguir, por meio de exceção, a incompetência, o impedimento ou a suspeição.
  • E. A reconvenção tem natureza jurídica de lide secundária e, uma vez extinta a ação principal, também se extingue a reconvenção.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os próximos itens, considerando que, na proposta organizacional descrita na figura III, a empresa tenha implantado processos de gestão aderentes aos quatro domínios de controle do modelo COBIT.

A implantação dos processos do domínio entrega e suporte pode produzir impacto direto sobre o funcionamento das atividades do setor #2.

Resolva a questão aqui ›


Está correta, conforme a padronização oficial das formas de tratamento, a sequência a seguir:

Cargo – Conselheiro(a);

Forma de tratamento – Excelência;

Vocativo – Senhor(a) + cargo.

Resolva a questão aqui ›


Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.

Quando Marina envia um memorando para as unidades da empresa, informando a respeito de um novo convênio firmado, mesmo não se formando um ciclo de feedback, este processo pode ser denominado de comunicação de mão única.

Resolva a questão aqui ›