NÃO consta entre os princípios que regem as relações

NÃO consta entre os princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil:
  • A. A defesa da paz.
  • B. O repúdio ao terrorismo e ao racismo.
  • C. A prevalência dos direitos humanos.
  • D. A redução das desigualdades regionais na América Latina.
  • E. A autodeterminação dos povos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Ao revisar o projeto de um posicionador mecânico, o engenheiro verificou que a cota entre centros de duas engrenagens (para furação e colocação dos eixos onde estes elementos iriam girar) estava faltando. Os dados que constavam no projeto sobre esses dois elementos que se engrenam eram apenas os seguintes:

Engrenagem 1: módulo 3 e 36 dentes.

Engrenagem 2: diâmetro externo de 186 mm.

Utilizando as informações contidas no projeto, o engenheiro calculou a distância que estava faltando entre os centros das duas engrenagens. Essa distância calculada,emmm, foi de:

Resolva a questão aqui ›


Com referência à gestão de processos e projetos, julgue os próximos itens.

De acordo com o PMBOK, as nove áreas do conhecimento que precisam ser gerenciadas são integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições.

Resolva a questão aqui ›


Durante consulta médica, uma paciente de 60 anos de idade relatou dispneia progressiva, tosse crônica com expectoração amarelada no último ano e histórico de tabagismo crônico de 47 maços.ano. Negou hipertensão arterial sistêmica e uso de medicamentos. Ao exame físico: paciente normolínea, cianótica (+2/+4), respirando com lábios franzidos, com saturação de oxigênio (ar ambiente) = 88%, com pressão arterial = 90 mmHg x 50 mmHg, com frequência cardíaca = 100 bpm, com frequência respiratória = 37 irpm, afebril, com presença de estase jugular bilateral pulsátil, com cabeceira do leito a 45º. Ictus cordis não visível e não palpável, presença de pulsação sistólica paraesternal esquerda baixa. À ausculta cardíaca, havia ritmo cardíaco regular em 3 tempos à custa de 4ª bulha (em foco tricúspide), sopro sistólico (grau 2 de Levine) em foco tricúspide, com aumento à manobra de Rivero-Carvallo. Tórax em barril, hipersonoro à percussão, murmúrio vesicular globalmente diminuído e estertores crepitantes em bases e campos pulmonares médios, sibilos ins- e expiratórios difusos. Na avaliação do abdome: fígado palpável a 4 cm da borda costal e na linha hemiclavicular direita (hepatimetria pela percussão = 10 cm), doloroso à palpação, presença de pulso hepático e de refluxo hepatojugular. Presença de edema de membros inferiores (+1/+4). O exame de urina (EAS) mostrou leucocitúria e hematúria, e a cultura de urina foi positiva para E. coli (sensível a ciprofloxacino). Ao eletrocardiograma (ECG): taquicardia sinusal, onda P apiculada (com 3 mm de amplitude) em D2 com eixo da onda P (SÂP) = +110º, eixo elétrico do complexo QRS (SÂQRS) = +130º, duração do QRS = 0,10 s, complexo QRS com padrão qR com onda R ampla (6 mm) em V1 e complexo QRS padrão rS, com onda S ampla em V5 e V6 (6 mm e 7 mm, respectivamente).

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A infecção do trato urinário pode ser considerada uma intercorrência agravante da condição cardiopulmonar da paciente em tela e, por isso, necessita de adequado tratamento específico.

Resolva a questão aqui ›