Sobre o financiamento da educação brasileira, podemos af...

Sobre o financiamento da educação brasileira, podemos afirmar ser correto, exceto que:

  • A.

    parte dos recursos destinados para essa finalidade é proveniente da Receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • B.

    a Constituição Federal determina que União aplique, no mínimo, 18% para educação e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25%.

  • C.

    a maior parte dos recursos para o Ensino Superior é proveniente do governo federal, enquanto Estados e Municípios destinam mais recursos para o Ensino Fundamental.

  • D.

    a legislação educacional brasileira estabelece que os recursos públicos sejam destinados às escolas públicas, não podendo ser dirigidos a escolas privadas.

  • E.

    o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) estabelece aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que destinem recursos para a Educação Básica.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo as estimativas da OMS, há cerca de dois bilhões de pessoas com deficiência de ferro. Isso é, portanto, um problema de saúde pública mundial, principalmente em países em desenvolvimento. Em relação à anemia ferropriva no lactente, qual o fator de risco mais importante para essa alta prevalência?

Resolva a questão aqui ›


Não há liderança sem poder. Segundo Galbraith há três instrumentos para o exercício do poder. Por detrás desses três instrumentos estão três fontes de poder. A fonte mais importante nas sociedades modernas está ligada ao poder condicionado. Essa fonte de poder é a

Resolva a questão aqui ›


Estuários são regiões costeiras semiconfinadas nas quais ocorre mistura de águas salinas marinhas e águas doces associadas, principalmente, ao aporte fluvial. A importância dos estuários para o ecossistema marinho como um todo está relacionada, entre outros fatores, à grande produtividade biológica que geralmente ocorre nesses frágeis ambientes, sujeitos a enorme pressão devido à intensa ocupação humana. Sobre estuários, julgue os itens que se seguem.

d'água em estuários parcialmente misturados é um dos fatores determinantes para o assoreamento por sedimentos de origem marinha que muitas vezes se verifica em portos construídos no interior de estuários.

Resolva a questão aqui ›