O nivelamento, segundo a NBR 13.133, é o levantamento qu...

O nivelamento, segundo a NBR 13.133, é o “levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada”. Acerca do nivelamento, que pode ser realizado através de vários processos, dependendo da área (m2) envolvida e da finalidade/uso que se deseja para estas informações, analise.

I. Grandes áreas: auxilia na elaboração de cartas, com curvas de nível (representações dos pontos de mesma altitude através de linhas). Tal processo realiza-se usualmente por fotogrametria, pois é mais viável economicamente e tal trabalho requer apenas uma precisão métrica ou sub-métrica.

II. Áreas de médio porte: as curvas de nível e as altitudes dos pontos são obtidas utilizando-se a estação total. Este método é chamado de nivelamento trigonométrico, pois as leituras realizadas são de ângulos e distâncias. A precisão deste método é de centímetros.

III. Locação de vias de transportes: deve-se utilizar o nivelamento geométrico (leituras de ré e vante). A precisão deste método é de milímetros, o que evita desníveis inconvenientes nas vias de circulação.

IV. Locação de obras: em obras civis (casas e pequenos edifícios), usualmente, o nivelamento é feito com a mangueira d’água. Porém, a tecnologia dos níveis a laser veio suprir a necessidade de maior precisão nestas locações. Para a locação de pisos industriais, onde o controle altimétrico deve ser extremamente rigoroso, utiliza-se o nivelamento geométrico com níveis óticos automáticos ou níveis digitais.

V. Controle de obras: como edifícios, rodovias, ferrovias, barragens etc., é feito com um nível ótico automático ou nível digital, onde pode-se ler variações nos milímetros.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. I, III e V, apenas.
  • E. II, III e V, apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação a gestão documental, julgue os itens de 63 a 69.

A eliminação de arquivos deve ser definida segundo a tabela de temporalidade adotada pela instituição e deve considerar aspectos legais e administrativos para a tomada de decisão sobre o descarte de documentos.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os seguintes itens, no que se refere às competências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), de acordo com o CTB.

Incluem-se, entre as competências desse órgão, o acompanhamento e a coordenação das atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito.

Resolva a questão aqui ›


A extração da maior parte do petróleo brasileiro é feita:

Resolva a questão aqui ›