A atuação fonoaudiológica no idoso pode ser realizada na...

A atuação fonoaudiológica no idoso pode ser realizada na área de

  • A.

    linguagem, uma vez que o reconhecimento de vocabulário, a produção oral automática e a compreensão de sentenças contextualizadas são os aspectos mais alterados.

  • B.

    motricidade orofacial, sendo que as causas mais comuns de alteração da mastigação e deglutição é o excesso de salivação e as dificuldades respiratórias.

  • C.

    audiologia, especificamente na otoneurologia, visto que a maior incidência de queixas auditivas refere-se à presença de tontura e desequilíbrio.

  • D.

    voz, orientando-se sobre a presbifonia e evidenciando- -se as melhores formas de prevenção contra o envelhecimento precoce ou o desgaste maior da voz.

  • E.

    linguagem, motricidade orofacial, audição e voz, visto que o envelhecimento atinge simultaneamente todos os órgãos com o mesmo impacto estrutural e funcional.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos gerais de Informática:

I. O chipset é conjunto de chips que compõem a memória RAM e a memória cache de um computador.

II. O barramento AGP (Accelerated Graphics Port) é o padrão de barramento desenvolvido pela Intel. Trata-se de um slot à parte, sem qualquer ligação com os slots PCI e ISA, para ser utilizado exclusivamente por placas de vídeo 3D.

III. O BIOS (Basic Input/Output System - sistema básico de entrada e saída) é a parte integrante do Sistema Operacional que gerencia o fluxo de dados entre o barramento do computador e os dispositivos periféricos a ele conectados.

IV. A evolução dos sistemas de arquivos de FAT-16 para FAT-32 permitiu romper algumas limitações do tradicional sistema FAT-16. Uma delas foi o limite de 2 GB por partição existente no sistema FAT-16 que pode chegar a 2 Terabytes no sistema FAT-32.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos conceitos e princípios arrolados na Lei de Licitação, Lei nº 8.666/93, que são chamados de processos licitatórios ou simplesmente licitações, assinale a opção incorreta.

Resolva a questão aqui ›


As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Propósitos para o Ano Novo

O que conseguimos neste último ano? Quanto falta para a meta? Quanto nos desviamos? Quais foram os erros? Era isso mesmo o que a gente queria da vida? Os balanços prosperam no fim do ano.

O problema é que, muitas vezes, eles se apresentam como listas de frustrações: algumas coisas não deram certo, algo iludiu nossos esforços, fracassamos. E qual é o problema? Não seria bom dispor do catálogo de nossos desacertos? Afinal, com ele na mão, deveria ser mais fácil inventar um futuro que corrija o passado. Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece: de regra, a lista das frustrações transforma-se numa cantilena não de emendas e projetos, mas de acusações. A coisa é particularmente sensível quando os membros de um casal fazem seu balanço: nesse caso, as frustrações de um são sempre culpa do outro.

"Não escrevi o grande romance brasileiro deste século porque você não soube me proteger do choro das crianças." "Deixei de formar-me em biologia porque você quis ter filhos logo." "Não fui para a Antártida porque você se esqueceria de tomar seu remédio contra a pressão alta". O extraordinário é que, mesmo enunciadas na frente de um terceiro, essas frases não suscitam o riso. Ao contrário, elas solidificam o ressentimento.

Aparentemente, o milagre de conseguir conviver, de inventar a cada dia compromissos viáveis entre desejos diferentes, não vale nada. Na hora de fazer as contas, só importa o sacrifício imposto à liberdade absoluta e triste que seria a nossa, se pudéssemos viver sem concessões, ou seja, sem fazer caso de nenhum semelhante.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão ou frase do texto em:

Resolva a questão aqui ›