A respeito das características da doença de Parkinson, an...

A respeito das características da doença de Parkinson, analise as afirmativas a seguir:

1. O tremor é o sintoma inicial da doença em cerca de 50% dos pacientes. Consiste em uma oscilação voluntária de uma parte do corpo, ocorrendo a baixa frequência, cerca de 4 a 7 ciclos por segundo.

2. A cifose é a deformidade torácica mais comum, sempre associada à escoliose em função da inclinação lateral para o mesmo lado.

3. Os movimentos de rotação encontram-se reduzidos, resultando em movimentos que são basicamente uniplanares. Os movimentos inconscientes são comprometidos ou perdidos.

4. O combate constante aos efeitos da bradicinesia, rigidez e pobreza de movimentos pode levar à fadiga mental e à perda de motivação.

5. Nos pacientes com a doença desenvolvida, os atos motores repetitivos podem iniciar fortes e aumentar em força a progressão da atividade. A

ssinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras


Paciente de 35 anos de idade procura atendimento médico por notar esclera amarelada há dois dias. Nega dor abdominal, febre, colúria ou acolia fecal e prurido. Relata uso recente de antibióticos para amigdalite. Nega ingesta alcoólica, viagens recentes, uso de drogas ilícitas ou histórico de hepatite na família. Ultrassonografia (USG) de abdome normal. Exames laboratoriais: hemograma normal; TGO = 50 U/L; TGP = 60 U/L; fosfatase alcalina (FA) = 300 U/L; Gama–GT = 800 U/L; bilirrubinas totais = 10 mg/dL; bilirrubinas diretas = 5 mg/dL; bilirrubinas indiretas = 5 mg/dL; TAP = 100%; albumina = 4 g/dL; sorologias virais negativas, autoanticorpos negativos; perfil ferro normal.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Novos exames de imagem, como colangioRNM, só são indicados se não houver melhora clínica/laboratorial desse paciente, com retirada do antibiótico oral.

Resolva a questão aqui ›


A leishmaniose, ou calazar, também conhecida em algumas regiões por doença de Bauru, é uma doença causada por um protozoário denominado Leishmania e é transmitida por um mosquito flebotomíneo, também conhecido como mosquito-palha ou birigui. A pobreza, a falta de recursos, as migrações, a colonização predatória de novas fronteiras e a urbanização descontrolada das cidades compõem o quadro social que possibilita a expansão da leishmaniose. A respeito desse assunto, e com auxílio da figura acima, julgue os próximos itens.

I O agente etiológico das leishmanioses é organismo do reino animal.

II Durante o seu ciclo de vida, a Leishmania se instala somente em hospedeiros vertebrados.

 III Para o controle da leishmaniose, é suficiente atacar o ciclo de transmissão. O tratamento dos problemas básicos relacionados à educação, à nutrição e à sanidade, embora importante sob outros aspectos, pouco contribui para a erradicação dessa doença.

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›


Na situação apresentada, o sistema é submetido a uma aceleração máxima inferior a 2,0 cm/s2.

Resolva a questão aqui ›