O efeito fotoelétrico consiste, basicamente, na emissão d...

O efeito fotoelétrico consiste, basicamente, na emissão de elétrons induzida pela ação da luz. Na figura I, é representada uma montagem experimental em que uma luz incidente na placa metálica A, dentro de uma célula vazia, arranca elétrons que vão para o coletor (placa B), gerando uma corrente, que é medida pelo amperímetro G. Esse fenômeno ocorre mesmo quando a voltagem entre as placas é nula. Na figura II, é representado o típico comportamento da corrente I versus a voltagem relativa a valores de intensidade de luz monocromática incidente na fotocélula; I1, I2 e I3 correspondem a valores de correntes à saturação. O gráfico apresentado na figura II refere-se ao tipo de fotocélula esquematizada na figura I.

Com base nas figuras e no texto acima, julgue os itens que se seguem.

As curvas correspondentes às correntes I1 e I2 referem-se a uma mesma fonte monocromática de luz.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um estudante de 5ª série mostrou dificuldade para entender e resolver uma questão de fração cujo teor era o seguinte: "Calcule o valor de x da expressão

Um Auxiliar de Serviços Gerais concluiu que o valor de x é:

Resolva a questão aqui ›


No dia 31/12/2013 a empresa Brinquedos Inocentes S.A. realizou vendas de mercadorias no valor total de R$ 1.050.000,00, sendo que R$ 500.000,00 foram vendidos à vista e o saldo remanescente para recebimento em 31/12/2014. Na data da venda a empresa estava praticando a taxa de juros de 10% ao ano nas suas vendas a prazo.

Exclusivamente em relação às vendas efetuadas em 31/12/2013, a empresa deveria reconhecer:

Resolva a questão aqui ›