O olho humano é um sistema complexo que funciona...

 

O olho humano é um sistema complexo que funciona basicamente pela refração dos raios luminosos. A refração dos raios luminosos nas diversas partes do olho produz sua focalização na retina. O olho é formado pela córnea, a qual é seguida por um fluido claro, praticamente incolor, chamado humor aquoso. A seguir vem a íris, que é um diafragma composto principalmente por músculos circulares responsáveis pela abertura variável (pupila), por onde entra a luz. Logo após a pupila, encontra-se o cristalino, que é a lente responsável pela convergência dos raios luminosos. O cristalino é uma lente delgada, biconvexa e com concavidade variável. A imagem é formada na retina, que fica no fundo do globo ocular. Entre a retina e o cristalino encontra-se o humor aquoso e todos estes têm índices de refração diferentes, como mostra a figura acima.

Acerca dessas informações, julgue os itens subsequentes.

A miopia é corrigida com lentes divergentes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 30.

A forma verbal “Acreditavam” (l.20) está no plural porque concorda com “esses pioneiros” (l.15).

Resolva a questão aqui ›


A construção de um empreendimento, principalmente de médio e grande porte, requer um canteiro de obras, cujo planejamento deve obedecer a certos princípios básicos de funcionalidade. Com relação a esses princípios, julgue os próximos itens.

No planejamento do canteiro de obras, é possível admitir períodos de vida útil diferentes para cada um de seus componentes.

Resolva a questão aqui ›


Retardo mental é definido como funcionamento intelectual geral abaixo da média, resultando em prejuízo no comportamento adaptativo, manifestado antes dos 18 anos de idade. No que concerne a retardo mental, julgue os itens que se seguem.

A análise cromossômica é um dos exames mais usados para identificar possível causa de retardo mental.

Resolva a questão aqui ›