Cada um dos itens de 66 a 72 apresenta uma situação hipot...

Cada um dos itens de 66 a 72 apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada quanto ao comportamento ético do servidor público.

A servidora pública Margarida vinha observando, já há algum tempo, que seu colega de trabalho, Sílvio, também servidor público lotado no mesmo setor em que trabalha, vem retirando materiais, como folhas de papel, borrachas, lápis e canetas, para compor a lista de material escolar de seus filhos, em função de graves dificuldades financeiras pelas quais vem passando. Margarida, após certificar-se que os materiais retirados pelo colega não possuíam valor econômico expressivo, sentiu-se compadecida com a situação em que Sílvio se encontrava e, em razão disso, imbuída dos mais altos sentimentos de solidariedade, absteve-se de levar tais fatos ao conhecimento de seu chefe. Nessa situação, o comportamento de Margarida tem respaldo legal no código de ética do servidor, uma vez que esse instrumento é claro ao rechaçar a delação, por classificá-la como atitude desleal, desonesta e antiética.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base nos princípios regentes da atuação administrativa, julgue os itens a seguir.

Em decorrência da aplicação do princípio da legalidade, não se permite à administração pública, por mero ato administrativo, a concessão de direitos, a criação de obrigações ou a imposição de vedações aos administrados, visto que, para tanto, depende-se de lei.

Resolva a questão aqui ›


Ao identificar o desalinhamento ósseo, com suspeita de fratura, é indicado

Resolva a questão aqui ›


No cenário atual brasileiro, na educação física coexistem várias tendências pedagógicas que, apesar de distintas, têm em comum a apresentação de propostas que possam romper com as concepções tradicionais de ensino, leis como a higienista e a tecnicista. Suraya Darido (2005), em seu livro Educação Física na Escola, analisou as seguintes abordagens ou propostas pedagógicas: psicomotricidade, desenvolvimentista, construtivista, crítico-superadora, saúde renovada e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Segundo a autora, analisar as principais características dessas tendências que permeiam o processo ensino-aprendizagem é fundamental porque a discussão dessas questões com os professores é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás das atividades do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 56 a 63, relativos às concepções pedagógicas de educação física.

A abordagem crítico-superadora em educação física teve como referência educadores como Jean Piaget e Le Bouch.

Resolva a questão aqui ›