Os processos hidrológicos na bacia hidrográfica possuem d...

Os processos hidrológicos na bacia hidrográfica possuem duas direções predominantes de fluxo na bacia: vertical e o longitudinal. O vertical é representado pelos processos de precipitação, evapotranspiração, umidade e fluxo no solo; enquanto que o longitudinal, pelo escoamento na direção dos gradientes da superfície (escoamento superficial e rios) e do subsolo (escoamento subterrâneo), conforme observado nas figuras abaixo. O balanço de volumes na bacia depende inicialmente dos processos verticais. Nas figuras pode-se observar que, da radiação solar que atinge a superfície da terra, parte é refletida e parte é absorvida.Aproporção entre a energia refletida e a total é o albedo, que depende do tipo de superfície, podendo variar sazonalmente ao longo do ano e dentro do dia. Por exemplo, o albedo de uma superfície líquida é da ordem de 5-7%; para pasto e uso agrícola, está entre 15 e 20%, enquanto que de uma superfície como uma floresta tropical é cerca de:

  • A. 25%;
  • B. 12%;
  • C. 30%;
  • D. 10%;
  • E. 18%.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O entendimento dos padrões de concorrência das empresas passa pela análise das estruturas de mercado em que essas empresas se inserem. Julgue os itens subsequentes a respeito dos padrões de concorrência das empresas.

Quando comparada com a concorrência perfeita, a eficiência do uso dos fatores produtivos tende a ser menor no monopólio, já que, nesse tipo de estrutura de mercado, os produtores não se defrontam com pressões para produzirem no ponto mínimo da curva de custo médio de longo prazo.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de controle linear, julgue os itens a seguir. O controle derivativo deve ser usado sozinho para evitar-se o incremento do erro atuante.

Resolva a questão aqui ›