Na unidade de emergência está admitido um paciente com a...

Na unidade de emergência está admitido um paciente com acidose respiratória. Esse quadro de desequilíbrio ácido básico instala-se quando ocorre
  • A. aumento da eliminação do gás carbônico, ocasionando redução de íons hidrogênio e de ácido carbônico no sangue e aumentando o pH.
  • B. redução da eliminação do dióxido de carbono pelos pulmões, o que acarreta a retenção de gás carbônico no sangue. Esse gás carbônico aumenta a quantidade de ácido carbônico no sangue, reduzindo o pH.
  • C. incapacidade de absorção do oxigênio pelos alvéolos, aumento de ácidos do organismo e pH ácido oscilando de 7,35 a 7,45. Há estimulo do sistema tampão para neutralizar a acidez sanguínea.
  • D. aumento da oferta de oxigênio aos alvéolos, ocasionando redução de íons hidrogênio e de ácidos no sangue. Esses ácidos permitem uma concentração elevada de oxigênio no sangue, mantendo o pH oscilando de 7,2 a 7,7.
  • E. redução de ácidos do organismo e de íons de hidrogênio. Essa redução de ácidos provoca uma diminuição do pH.
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Questões extras

Pacientes ambulatoriais e internados devem ser encaminhados para a realização de procedimentos endoscópicos em estado de sedação, situação que requer atenção por parte do gastroenterologista, especialmente no que diz respeito às particularidades dos tipos de medicações administradas aos pacientes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Como o flumazenil exerce pouco ou nenhum efeito depressivo sobre os parâmetros respiratórios ou hemodinâmicos do indivíduo, esse medicamento é indicado para pacientes sob uso de hidrato de cloral, carbamazepina ou altas doses de antidepressivos tricíclicos.

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Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que

I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;

II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;

III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.

Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:

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