A respeito do processo orçamentário, julgue os itens a s...

A respeito do processo orçamentário, julgue os itens a seguir.

No Sistema de Dados Orçamentários (SIDOR), são acompanhadas as etapas de elaboração e aprovação da proposta orçamentária da União.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A coordenação das atividades de aquisição e distribuição de materiais é chamada de administração de materiais. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Resolva a questão aqui ›


Serão observadas as seguintes diretrizes nas licitações e contratos, de acordo com o Regulamento Interno das Licitações e Contratos da SULGÁS:

I. Padronização do objeto da contratação, dos instrumentos convocatórios e das minutas de contratos, de acordo com normas internas específicas.

II. Busca da maior vantagem competitiva para a SULGÁS, considerando custos e benefícios, diretos e indiretos, de natureza econômica, social ou ambiental, inclusive os relativos à manutenção, ao desfazimento de bens e resíduos, ao índice de depreciação econômica e a outros fatores de igual relevância.

III. Adoção preferencial da modalidade de licitação denominada cotação, instituída pela Lei nº 8.666/1993, para a aquisição de bens e serviços comuns, assim considerados aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

IV. Parcelamento do objeto, visando a ampliar a participação de licitantes, sem perda de economia de escala, e desde que não atinja valores inferiores a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), para obras e serviços de engenharia, e ao valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para outros serviços, compras e alienações.

Quais estão INCORRETAS?

Resolva a questão aqui ›


Com relação às doenças autoimunes sistêmicas de repercussão renal, julgue os itens seguintes.

Considere o seguinte caso clínico.

 Um homem branco de setenta anos de idade, portador de insuficiência renal, foi submetido a avaliação laboratorial, que revelou os seguintes valores : e l e t r ó l i t o s séricos – sódio = 135 mEq/L, potássio = 4,2 mEq/L, cloreto = 109 mEq/L, bicarbonato = 24 mEq/L, glicose = 101 mg/dL, cálcio = 13,9 mg/dL, fósforo = 4,3 mg/dL; albumina = 3,4 g/dL; globulina = 3,8 g/dL; urina: depuração de creatinina = 55 mL/min, proteína = 7,2 g/dL; hematócrito = 29%; proteinúria = 2,400 mg/dia.

Com base nesse quadro clínico, é correto considerar como primeira hipótese diagnóstica o mieloma múltiplo.

Resolva a questão aqui ›