Acerca das funções da vitamina A e das consequências de s...

Acerca das funções da vitamina A e das consequências de sua deficiência, assinale a opção correta.

  • A.

    Durante processos inflamatórios, os estoques de vitamina A no organismo são reduzidos, paralelamente à diminuição do pool de proteínas viscerais circulantes. De maneira geral, pode-se inferir que a concentração fisiológica de vitamina A está associada à resistência orgânica contra infecções.

  • B.

    Na retina, há dois tipos de células fotorreceptoras: os cones, que são responsáveis pela visão sob luz brilhante, e os bastonetes, que respondem pela acuidade visual à baixa luminosidade. Nos casos de deficiência de vitamina A, ocorrem alterações na estrutura dos cones, o que provoca a síndrome xeroftálmica.

  • C.

    O ácido retinoico é um potente estimulador da diferenciação de adipócitos. Assim, a deficiência de vitamina A tem sido associada, em estudos com animais, à lipodistrofia.

  • D.

    O retinol possui atividade antioxidante e tem a habilidade de neutralizar os radicais peroxil e o oxigênio singlet, provocando a destruição irreversível dessas estruturas.

  • E.

    A deficiência de vitamina A está associada a problemas na gestação e a casos de abortos espontâneos habituais, contudo a suplementação dessa vitamina não é recomendada durante a gestação, em função do risco de toxicidade para o feto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um serviço de disseminação seletiva da informação envolve os seguintes processos: seleção, análise e indexação de documentos; levantamento do perfil de interesse dos usuários; e adoção de critérios que canalizem, periodicamente, as informações relevantes aos usuários. A afirmativa acima está

Resolva a questão aqui ›


O final dos anos 80 e o início dos anos 90 do século passado, no âmbito da organização da categoria profissional, foram marcados pela construção das bases legais que amparam o exercício profissional estabelecendo os direitos e os deveres assegurados no Código de Ética e na Lei de Regulamentação da Profissão. Estes conformam o projeto ético-político que, nos últimos anos, vem norteando as ações das entidades e da categoria profissional. A partir desse contexto, julgue os itens que se seguem.

Constitui atribuição privativa do assistente social: planejar, organizar e administrar programas e projetos de assistência social.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com o Decreto n.º 3.000/99, em seu art. 654, os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real,

Resolva a questão aqui ›