O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) se d...

O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) se destina à suplementação preventiva de todas as crianças de 6 a 18 meses com sulfato ferroso e prevê a orientação adequada da alimentação complementar, pelo seu importante papel no suprimento de ferro durante a infância. Sobre essa suplementação, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A biodisponibilidade de ferro permite a absorção de 50% do mineral presente no leite materno, enquanto a absorção do ferro no leite de vaca, que possui quantidades semelhantes, é de 10%.

( ) O ferro heme, presente nas carnes e vísceras, tem maior biodisponibilidade, embora esteja exposto a fatores inibidores, como fitatos e taninos, que diminuem sua absorção.

( ) O ferro não-heme, contido no ovo, cereais, leguminosas e hortaliças, é absorvido de 2 a 10% pelo organismo e pode ter suas taxas de absorção aumentadas ou diminuídas na presença de determinados alimentos.

 ( ) A recomendação de ferro para crianças de seis a 12 meses é de 11 mg/dia, daí a necessidade de oferecer alimentos à criança com maior quantidade de ferro heme e suco de fruta natural, após o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não-heme.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis