Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Lá se vão 16 anos desde que o paper fundador do...
#Questão 1133561
-
Linguística
,
Análise do Discurso
,
UFU-MG
,
2025
,
UFU-MG
,
Lá se vão 16 anos desde que o
paper
fundador do Bitcoin foi publicado. Desde então, milhares de empreendedores e entusiastas da tecnologia pregaram um mundo novo na nossa relação com o dinheiro. Não colou. Como dinheiro, o
Bitcoin
e suas cripto irmãs até hoje ocupam quase que exclusivamente os subterrâneos da economia global. E quando você quer fazer pagamentos, continua a usar dinheiro de verdade – reais, dólares, euros.
A segunda onda previu uma revolução completa no mundo dos investimentos, na qual as redes de
blockchain
, capazes de garantir a segurança das transações de forma simples, iriam eliminar intermediários e transformar o mercado financeiro por completo.
Essa segunda aposta também não pegou – e tem como exemplo mais simbólico um prejuízo de 255 milhões de dólares australianos (R$ 830 milhões) da bolsa da Austrália, a mais ambiciosa em apostar na transição dos sistemas centralizados para o uso de
blockchain
. O projeto fracassou e o sistema tradicional continua em operação.
Só que após a coleção de promessas fracassadas e muito dinheiro perdido nessas apostas, a tecnologia que serve de base para o funcionamento das criptomoedas começa a mostrar que pode, sim, ser uma ferramenta para aperfeiçoar a maneira com a qual empresas captam dinheiro – e com a qual pessoas investem.
Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/economia/entenda-de-uma-vez-a-tokenizacao-de-investimentos/. Acesso em: 29 ago. 2024.
Com base nas diferentes modalidades linguísticas presentes no fragmento acima, o texto
A)
adota uma abordagem técnica e formal, com expressões como “sistemas centralizados” e “eliminar intermediários”, mantendo o foco no público especializado, com pouco espaço para expressões de uso coloquial.
B)
mescla linguagem técnica e coloquial, mas dá ênfase maior às expressões informais, como “não colou”, para reforçar o tom crítico e descontraído, relegando os termos técnicos a um papel secundário.
C)
combina linguagem técnica com expressões mais acessíveis, utilizando termos como “blockchain” e “criptomoedas” ao lado de expressões informais, como “não colou” e “cripto irmãs”, para se comunicar com um público diversificado e não especializado.
D)
mantém uma linguagem predominantemente técnica e especializada, exemplificada por termos como “segurança das transações” e “economia global”, sem recorrer amplamente a expressões acessíveis ao público leigo.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...