Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Leia o trecho a seguir. Para evitar equívocos chamamos...
#Questão 1132570
-
História
,
História Geral
,
FGV
,
2025
,
SEEC-RN
, Professor de História
Leia o trecho a seguir.
Para evitar equívocos chamamos de monarquia pluricontinental algo distinto de monarquia compósita. Para John Elliott, esta última monarquia era algo constituído por vários reinos, com estatutos próprios que preexistiam à formação de tal monarquia. Os vários reinos eram, desse modo, preservados, nos termos de suas formações originais, com seus corpos de leis, normas e direitos locais. Cada uma dessas unidades mantinha sua capacidade de autogoverno no interior de um complexo monárquico mais amplo. Nesse formato, o rei – o monarca – operava como a cabeça do corpo social, constituído pelos vários reinos que se mantinham regidos por suas regras coadunadas com as leis maiores editadas pela Coroa. A monarquia pluricontinental é entendida de modo bastante diverso. Nela há um só reino – o de Portugal –, uma só nobreza de solar, mas também diversas conquistas extra europeias. Nela há um grande conjunto de leis, regras e corporações – concelhos, corpos de ordenanças, irmandades, posturas, dentre vários outros elementos constitutivos – que engendram aderência e significado às diversas áreas vinculadas entre si e ao reino no interior dessa monarquia. Tratavam-se, na verdade, na América lusa, por exemplo, de poderes locais – no limite, se organizaram enquanto capitanias – que tomavam instituições sócio-organizacionais reinóis como referência para a formalização de sua organização social
.
Adaptado de:
FRAGOSO
, João; Gouvêa, Maria de Fátima. Monarquia pluricontinental e repúblicas: algumas reflexões sobre a América lusa nos séculos XVI-XVIII.
Tempo
, n. 27, p. 55.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que a monarquia
A)
compósita possuía um único centro de poder, responsável pela unificação das regiões conquistadas e desmantelamento de suas estruturas anteriores.
B)
compósita adotava como modelo governativo a garantia de total independência dos territórios conquistados em relação às legislações reais.
C)
pluricontinental respeitava as autoridades e as dinâmicas políticas locais de seus territórios conquistados, elevando-os a mesma condição política da metrópole.
D)
pluricontinental concentrava-se em único centro de poder, com os demais territórios incorporados como suas possessões.
E)
compósita e a monarquia pluricontinental eram sistemas centralizados, mas preservavam as estruturas organizacionais preexistentes em seus territórios antes da incorporação.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...