Dicas de Cursos e Concursos Gratuitas

Verbo transitivo e intransitivo - Entenda o que é transitividade verbal

A transitividade verbal diz respeito à ação verbal e seu objeto, se houver. Portanto diz respeito à relação entre sujeito, verbo e objeto. Vamos aos conceitos principais:
  • A ação verbal é praticada por um sujeito (exceto no caso do sujeito inexistente);
  • A ação verbal recai ou não sobre um objeto, que pode ser objeto direto ou indireto.
A partir dessa relação temos três tipos de transição verbal, aos quais denominamos os verbos de Verbos transitivos- V.T. e verbos intransitivos- V.I. Vamos entendê-los!  

VERBO TRANSITIVO

Verbos transitivos são aqueles em que a ação TRANSITA do verbo ao objeto direto ou indireto, ou seja, eles exigem complemento verbal. Sua ação não é expressa completamento sem o complemento. Veja os exemplos:
  1. Suzana comprou um bolo. (Alguém (sujeito) comprou, e alguém foi comprado (o bolo), nesse caso a ação saiu do sujeito e refletiu sobre o bolo)
  2. Os alunos fizeram suas tarefas. ( Quem faz são os alunos-sujeito, mas quem é feita é a tarefa- objeto verbal).
  3. A população reivindicava medidas imediatas. (Quem reivindica, reivindica algo) 
  4. Este livro pertence à Laura. (se pertence, deve pertencer, obrigatoriamente a alguém)
  Os verbos transitivos podem ser ainda transitivos diretos e indiretos, mas isso merece uma nova postagem com as explicações.  

VERBO INTRANSITIVO

A ação verbal é completa e não exige complementação, mesmo assim o verbo pode estar com complemento mas esse não será obrigatório. Veja os exemplos:
  1. Carlos e Maria saíram cedo de casa. ( O verbo sair não necessita de complemento, sua ação é completamente expressa somente por ele).
  2. O avião caiu lentamente após tentativa de pouso forçado. ( o verbo cair também possui sentido completo, podendo ter complemento mas não sendo obrigatório).
  3. Eles chegaram.
  4. O time brasileiro venceu o campeonato sul-americano.
  5. Morreu lentamente.
  Lembre-se que diferentes verbos podem constituir um mesmo período, por isso a classificação de cada um é particular e alguns ainda vão depender do contexto em que estão inseridos, ou seja, sua função naquela oração.

Diego Monteiro
Diego Monteiro - Fundador
Siga-me no Instagram @diegomonteirodf

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis