Formas de provimento de cargo público

O provimento é uma forma de preenchimento de cargo público, regulamentada pela lei nº 8.112 de 1990. Atualmente, a lei prevê em seu art. 8º 7 hipóteses de provimento de cargo público, como veremos a seguir:

Espécie originária: é originária a forma de provimento de cargo público em que não existia relação entre o servidor e a administração anteriormente. Segue:

Nomeação

Gera o vinculo com a Administração Pública.
Se dará em cargos de caráter:

  • em comissão – de livre nomeação e exoneração (não gera estabilidade)
  • efetivo – exige concurso público, de provas ou de provas e títulos

 

Espécies derivadas: há vínculo anterior entre servidor e administração. Seguem abaixo as formas de provimento de cargo público derivadas:

Promoção

Progresso vertical dentro de uma mesma carreira, por antiguidade e merecimento.

Readaptação

É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. Pode ser entendida como uma última tentativa, para verificar se ele ainda consegue trabalhar.

Requisitos: cargo de atribuições afins, com nível de escolaridade semelhantes e equivalência de vencimentos.
Se julgado incapaz para o serviço público: aposentado por invalidez
Se não tiver cargo vago ele trabalhará como excedente. O servidor trabalha normalmente, mas existirá incongruência temporária no registro de servidores.

Reversão

Retorno à atividade de servidor aposentado

Requisitos:
no caso de aposentadoria por invalidez – na declaração de junta médica oficial constou que o motivo da aposentadoria por invalidez não existe mais. Na existência de cargo vago, entra como excedente.
no caso de interesse da administração – o servidor tenha solicitado a reversão ; a aposentadoria tenha sido voluntária; que ele fosse estável quando em atividade; que a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; existência de cargo vago.

Reintegração

Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
E se o cargo tiver sido extinto? Ele ficará em disponibilidade (espécie de inatividade remunerada, recebendo remuneração proporcional ao tempo de serviço)
E se o cargo tiver sido provido? O ocupante será reconduzido, ou aproveitado ou ficará em disponibilidade.

Recondução

Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, e decorrerá de:
I – inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo
II – reintegração do anterior ocupante (SEM DIREITO A INDENIZAÇÃO)
Se o cargo estiver ocupado, ele será aproveitado em outro. Se não estiver outro: disponibilidade

Aproveitamento

É o retorno à atividade de servidor em disponibilidade, em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. É imprescindível que seja realizado em cargo semelhante àquele ocupado anteriormente, com nível de escolaridade e remuneração correspondentes.

LEMBRAR: a transferência e a ascensão são formas EXTINTAS de provimento de cargo público.

É um conteúdo muito cobrado pelas bancas, tanto na literalidade da lei como em casos práticos. Por isso, é muito importante conhecer essas características e, também, resolver muitas questões de provimento de cargo público para a fixação do conteúdo.

Acesse http://www.estudegratis.com.br/questoes-de-concurso



Você também pode gostar

Como estudar a Lei Seca – Parte 2 Uns dos desafios mais difíceis enfrentados pelos concurseiros, certamente é a leitura da lei seca. Por ser um texto muitas vezes difícil de interpretar até pelos doutrinadores e ser uma leitura cansativa, os estudantes costumam deixar essa parte impo...
Como o sono é importante para os estudos É muito comum nessa época do ano percebermos uma queda no nosso desempenho e um cansaço maior. Isso acontece porque nós, estudantes, termos uma rotina muito agitada e geralmente não tirarmos muito tempo para descansar. Nessas horas, é essencial enten...
Classificação dos Órgãos Públicos Há inúmeras classificações dos Órgãos Públicos, entretanto a mais utilizada é a de Hely Lopes Meirelles, a seguir vamos abordar cada um. Sobre suas Posições, Estruturas, Situação e Função. Posição estatal Posição estatal, é a posição ocupada pelos ...
Normas Penais em Branco e Analogia in malam partem no Direito Penal Você sabe definir o que são bons costumes? Provavelmente não, pois se trata de um termo muito vago, muito generalizado, que pode abranger uma infinidade de condutas. Dentro deste contexto trataremos do tema normas penais em branco. Com efeito, não...
Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Hoje, prosseguirei na explanação sobre os instrumentos orçamentários falando sobre a LDO. Conceito e objetivo Criada pela Constituição Federal, a LDO é considerada um plano tático de curto prazo que compreende as metas e prioridades da administ...

Deixe uma resposta