Como fazer metas de estudo

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Com a chegada do fim do ano, o estudante precisa manter o foco e renovar as metas para o ano de 2017. Aqui estão algumas dicas para o concurseiro continuar determinado na sua caminhada dos concursos públicos sem desanimar e como fazer metas de estudo:

  • Reveja os erros do ano que passou

A maioria dos estudantes não segue essa dica importante, pelo simples fato de não reconhecerem os próprios erros. Saber onde seu estudo falhou é uma parte muito importante para corrigi-los e, dessa forma, melhor seu desempenho.
Assim, faça uma análise das provas feitas, dos exercícios resolvidos no seu estudo e pense: o que faltou? Dedicação? Revisão? Concentração durante o estudo? Focar em alguma matéria específica?
Escrever esses erros no papel deixa tudo mais real e serve como lembrete para você melhorar nesses aspectos e dica de como fazer metas de estudo!

  • Aumente (ou diminua) as metas!

Feito esse balanço dos erros cometidos durante o ano, é hora de concentrar-se em como fazer metas de estudo e analisar as metas passadas: conseguiu cumpri-las? Se não, por quê? Pode acontecer do estudante, na hora de estabelecer seus horários de estudo colocar uma meta muito grande para ser cumprida, de forma que, sendo inatingível, acaba se frustrando durante o estudo. O contrário também é comum: alguns estudantes estabelecem metas pequenas para, dessa forma, cumpri-las facilmente e terminarem o dia de consciência limpa. Portanto concurseiro, não pense no que é mais fácil para você, e não se compare com os outros; perceba os seus limites de forma crítica e concentre-se neles.
Esse balanço das metas é importante ser feito de forma semanal, no final da semana de estudos, de forma a analisar se a meta pode ser aumentada na próxima semana. A meta, como já dito em postagens anteriores, não precisa ser necessariamente sobre horas de estudo, pois isso não quer dizer qualidade! Você pode estabelecer um número de questões a ser resolvido, por exemplo.

  • Recompense-se com o atingimento das metas!

Para continuar animado nos estudos, ofereça uma recompensa a si mesmo cada vez que uma meta for atingida, isso ajuda em dias que o estudo está difícil. Pode ser qualquer coisa do seu lazer que te faça  bem, visto que o lazer é parte indispensável para o estudo!

  • Valorize seus resultados, por menor que sejam!

Durante o estudo, é normal o concurseiro se comparar com outros estudantes ou achar que seu desempenho não foi satisfatório, por ainda não ter passado no seu concurso público dos sonhos ou, até mesmo, não ter conseguido qualquer outro resultado que gostaria. Por isso, é muito importante reconhecer cada resultado durante a caminhada, não apenas o objetivo final: isso é essencial para a jornada continuar animada e o estudante seguir motivado até seu objetivo, visto que o psicológico é muito poderoso e pode prejudicar seu desempenho nos estudos. Cerque-se de pessoas que o motivam, professores que inspiram e faça seu melhor para reconhecer sua melhora diária!


Você também pode gostar

Como parar de procrastinar nos estudos? Procrastinar nos estudos Você costuma pensar que poderia ter utilizado melhor seu tempo estudando e que procrastinar nos estudos tem sido algo frequente na sua rotina? Isso é extremamente comum quando não possuímos uma rotina organizada, não estamos...
Como estudar para a semana de provas? Se você cursa ou já cursou a faculdade, deve saber como a semana de provas é exaustiva e exige muita disposição do aluno. Geralmente durante a semana nos questionamos como tanta matéria ficou acumulada, como fazer para aprender tanto em pouco tempo e...
O que é Vacância – Entenda o que significa vacância de cargo público Se você está prestando ou pretende prestar um concurso federal, é fundamental que estude a lei 8112/90, é certeza que vai cair no seu concurso. Por isso, é importante que saiba o que é Vacância. Quem trabalha na iniciativa privada segue o que dete...
Princípio da inalterabilidade contratual lesiva O princípio da inalterabilidade contratual lesiva também está expresso no artigo 468 da CLT. O que é Princípio da inalterabilidade Nos contratos individuais de trabalho só é permitido a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento. ...
Diferença entre Concentração e Desconcentração É fundamental sabermos sobre a Diferença entre Concentração e Desconcentração. Deste modo, abordaremos a seguir. A desconcentração ocorre exclusivamente dentro de uma mesma pessoa jurídica, formando uma técnica administrativa utilizada para distri...

Deixe uma resposta