Como elaborar resumos

Sabe-se que para o estudo ser completo, devemos ativar mais de um dos nossos sentidos durante todo ele. Dessa forma, mesmo que a leitura seja atenta, é muito importante escrevermos o que estudamos para ter uma maior absorção do conteúdo. Mas a grande dúvida dos estudantes é: como elaborar resumos? O que devo colocar neles?

LEIA COM ATENÇÃO

Muitos já tiveram a sensação de ler um material e, chegando ao fim, não lembrar o que leu. É importante que a leitura seja atenta, sem distrações. Se for necessário, leia mais uma vez.

EXAMINANDO O TEXTO

Depois de ler o texto, faça algumas perguntas para si mesmo acerca dele, como “o quê?” “como?” “onde?” “qual a consequência?”.  Dessa forma, você estudará o que o autor do texto quis dizer e qual a intenção dele. Para facilitar na hora de elaborar resumos, elencar os assuntos em tópicos antes de escrever o resumo é uma ideia interessante, elencando em média três ou quatro tópicos principais.

ENSINE O CONTEÚDO APRENDIDO PARA ALGUÉM

Depois da leitura de um texto, imagine que você é um professor e precisa passar esse conteúdo para seus alunos. O que seria mais importante destacar do que foi lido? Com que palavras você explicaria isso?
É comprovado que o método de ensino é um dos mais eficazes na hora de estudar. Dessa forma, além de estar treinando a interpretação e fixando a matéria, poderá repassar esse conteúdo para outras pessoas.

FOCO NAS PALAVRAS-CHAVE

Para uma boa interpretação do texto antes de elaborar resumos, leia-o duas vezes: a primeira de forma a conhecer o conteúdo apresentado,  e a segunda vez para reconhecer as palavras-chaves do texto e qual a ideia essencial que ele quer passar. A ideia de grifar os aspectos mais importantes é uma ótima forma de facilitar na hora de resolução de questões ou de fazer uma revisão sobre o conteúdo estudado.

ESCREVA COM SUAS PALAVRAS

Para saber se você realmente entendeu o que acabou de ler, pratique o seguinte exercício: ao final de cada parágrafo ou página, escreva o que você entendeu dele, sem repetir as palavras, e pense qual a ideia central do conteúdo em questão. Tendo qualquer dúvida com relação a alguma palavra, grife a palavra não entendida e procure seu significado. Às vezes o não entendimento de uma simples palavra pode mudar o entendimento de todo texto.

PESQUISE OUTRAS FONTES

Aproveite o momento do estudo em que você pode ter acesso a outros textos similares para complementar o texto dado. Às vezes por não ser muito claro é importante ler mais sobre o tema.

FAÇA DA LEITURA UM HÁBITO

A maioria das pessoas que possuem facilidade com a interpretação de texto, devem isso ao fato de lerem diariamente. Por mais que a rotina possa ser corrida, tire, ao menos, meia hora do seu dia para fazer alguma leitura que não seja do seu material de estudo; um livro, um jornal, algum site de notícias. Se mesmo assim você sentir dificuldades na hora da leitura, separe algumas questões de interpretação de texto para resolver diariamente e exercitar essa sua capacidade de elaborar resumos.

https://www.estudegratis.com.br



Você também pode gostar

Princípios dos contratos individuais e coletivos no direito do trabalho Para o estudo do direito do trabalho o conhecimento de seus princípios são essenciais para nortear a matéria. O estudante deve tê-los em mente na hora da prova para ajudar na interpretação de qualquer questão, tanto de concurso público como da OAB. ...
Fontes do Direito do Trabalho As fontes do direito do trabalho são divididas em formais e materiais, e também entre heterônomas e autônomas. Fontes materiais do direito do trabalho As Fontes materiais se relacionam a um momento pré-jurídico, onde fatores sociais, econômicos etc...
Princípio da continuidade da relação de emprego O Princípio da continuidade valoriza a permanência do empregado no mesmo vínculo empregatício, dadas as vantagens que isso representa. O que é Princípio da continuidade Com o passar do tempo no mesmo emprego, o trabalhador recebe capacitação, reali...
Classificação dos Agentes Públicos Agente público é toda pessoa física que exerce, de forma transitória ou definitiva, com ou sem remuneração, alguma função pública. Veja a Classificação dos Agentes Públicos: Os agentes públicos subdividem-se em três espécies: Agente político Ocu...
Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Hoje, prosseguirei na explanação sobre os instrumentos orçamentários falando sobre a LDO. Conceito e objetivo Criada pela Constituição Federal, a LDO é considerada um plano tático de curto prazo que compreende as metas e prioridades da administ...

Deixe uma resposta