Como elaborar resumos

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Sabe-se que para o estudo ser completo, devemos ativar mais de um dos nossos sentidos durante todo ele. Dessa forma, mesmo que a leitura seja atenta, é muito importante escrevermos o que estudamos para ter uma maior absorção do conteúdo. Mas a grande dúvida dos estudantes é: como elaborar resumos? O que devo colocar neles?

LEIA COM ATENÇÃO

Muitos já tiveram a sensação de ler um material e, chegando ao fim, não lembrar o que leu. É importante que a leitura seja atenta, sem distrações. Se for necessário, leia mais uma vez.

EXAMINANDO O TEXTO

Depois de ler o texto, faça algumas perguntas para si mesmo acerca dele, como “o quê?” “como?” “onde?” “qual a consequência?”.  Dessa forma, você estudará o que o autor do texto quis dizer e qual a intenção dele. Para facilitar na hora de elaborar resumos, elencar os assuntos em tópicos antes de escrever o resumo é uma ideia interessante, elencando em média três ou quatro tópicos principais.

ENSINE O CONTEÚDO APRENDIDO PARA ALGUÉM

Depois da leitura de um texto, imagine que você é um professor e precisa passar esse conteúdo para seus alunos. O que seria mais importante destacar do que foi lido? Com que palavras você explicaria isso?
É comprovado que o método de ensino é um dos mais eficazes na hora de estudar. Dessa forma, além de estar treinando a interpretação e fixando a matéria, poderá repassar esse conteúdo para outras pessoas.

FOCO NAS PALAVRAS-CHAVE

Para uma boa interpretação do texto antes de elaborar resumos, leia-o duas vezes: a primeira de forma a conhecer o conteúdo apresentado,  e a segunda vez para reconhecer as palavras-chaves do texto e qual a ideia essencial que ele quer passar. A ideia de grifar os aspectos mais importantes é uma ótima forma de facilitar na hora de resolução de questões ou de fazer uma revisão sobre o conteúdo estudado.

ESCREVA COM SUAS PALAVRAS

Para saber se você realmente entendeu o que acabou de ler, pratique o seguinte exercício: ao final de cada parágrafo ou página, escreva o que você entendeu dele, sem repetir as palavras, e pense qual a ideia central do conteúdo em questão. Tendo qualquer dúvida com relação a alguma palavra, grife a palavra não entendida e procure seu significado. Às vezes o não entendimento de uma simples palavra pode mudar o entendimento de todo texto.

PESQUISE OUTRAS FONTES

Aproveite o momento do estudo em que você pode ter acesso a outros textos similares para complementar o texto dado. Às vezes por não ser muito claro é importante ler mais sobre o tema.

FAÇA DA LEITURA UM HÁBITO

A maioria das pessoas que possuem facilidade com a interpretação de texto, devem isso ao fato de lerem diariamente. Por mais que a rotina possa ser corrida, tire, ao menos, meia hora do seu dia para fazer alguma leitura que não seja do seu material de estudo; um livro, um jornal, algum site de notícias. Se mesmo assim você sentir dificuldades na hora da leitura, separe algumas questões de interpretação de texto para resolver diariamente e exercitar essa sua capacidade de elaborar resumos.

https://www.estudegratis.com.br


Você também pode gostar

Vantagens e desvantagens de prestar Concurso Público O sonho do emprego perfeito é comum entre os brasileiros. Atualmente, a forma mais conhecida de realiza-lo é prestar concurso público. Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens quando se tem o objetivo de obter sucesso nessa temida prova? ...
Diferença entre Lei Ordinária e Lei Complementar Um tema que gera dúvidas ao candidato e que as bancas adoram cobrar, é a Diferença entre Lei Ordinária e Lei Complementar. Qual a Diferença entre Lei Ordinária e Lei Complementar ? Basicamente existem duas grandes diferenças. Uma no ponto de vista ...
Como começar a estudar para Concursos Públicos Com o começo de 2017 e com a forte crise financeira do país, muitos estudantes das mais diversas áreas optam por começar a estudar para concursos públicos. Contudo, muitos encontram-se um pouco perdidos por onde começar. É melhor estudar desde logo o...
Princípios da Administração Pública Os princípios da Administração Pública, como o próprio conceito da palavra exprime, são as diretrizes a serem seguidas por cada ramo do direito. O estudo e a compreensão do alcance dos mesmos é essencial para o concurseiro realizar uma boa prova. ...
Classificação dos Órgãos Públicos Há inúmeras classificações dos Órgãos Públicos, entretanto a mais utilizada é a de Hely Lopes Meirelles, a seguir vamos abordar cada um. Sobre suas Posições, Estruturas, Situação e Função. Posição estatal Posição estatal, é a posição ocupada pelos ...

Deixe uma resposta