Questões sobre Perspectivas Filosóficas de Justiça da OAB

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Listagem de Questões sobre Perspectivas Filosóficas de Justiça da OAB

#Questão 835629 - Filosofia do Direito, Perspectivas Filosóficas de Justiça, FGV, 2016, OAB, Exame de Ordem Unificado - XIX - Primeira Fase

Segundo o filósofo Immanuel Kant, em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, a ideia de dignidade humana é entendida

#Questão 836110 - Filosofia do Direito, Perspectivas Filosóficas de Justiça, FGV, 2014, OAB, Exame de Ordem Unificado - XIV - Primeira Fase

O jusfilósofo alemão Gustav Radbruch, após a II Guerra Mundial, escreve, como circular dirigida aos seus alunos de Heidelberg, seu texto “Cinco Minutos de Filosofia do Direito”, na qual afirma: “Esta concepção da lei e sua validade, a que chamamos Positivismo, foi a que deixou sem defesa o povo e os juristas contra as leis mais arbitrárias, mais cruéis e mais criminosas.”
De acordo com a fórmula de Radbruch,

#Questão 836111 - Filosofia do Direito, Perspectivas Filosóficas de Justiça, FGV, 2014, OAB, Exame de Ordem Unificado - XIV - Primeira Fase

O filósofo inglês Jeremy Bentham, em seu livro Uma introdução aos princípios da moral e da legislação, defendeu o princípio da utilidade como fundamento para a Moral e para o Direito.
Para esse autor, o princípio da utilidade é aquele que

#Questão 836270 - Filosofia do Direito, Perspectivas Filosóficas de Justiça, FGV, 2013, OAB, Exame de Ordem Unificado - XII - Primeira Fase

O utilitarismo é uma filosofia moderna que conquistou muitos adeptos nos séculos XIX e XX, inclusive no pensamento jurídico. As principais características do utilitarismo são:

#Questão 836351 - Filosofia do Direito, Perspectivas Filosóficas de Justiça, FGV, 2013, OAB, Exame de Ordem Unificado - XI - Primeira Fase

Considere a seguinte afirmação de Aristóteles:

"Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação justa é intermediária entre o agir injustamente e o ser vítima da injustiça; pois um deles é ter demais e o outro é ter demasiado pouco.”
(Aristóteles. Ética a Nicômaco. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 329.)

De efeito, é correto concluir que para Aristóteles a justiça deve sempre ser entendida como

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