Questões de Matemática da INEP do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática da INEP do ENEM

#Questão 849531 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Vulcão Puyehue transforma a paisagem

de cidades na Argentina


Um vulcão de 2 440 m de altura, no Chile, estava “parado” desde o terremoto em 1960. Foi o responsável por diferentes contratempos, como atrasos em viagens aéreas, por causa de sua fumaça. A cidade de Bariloche foi uma das mais atingidas pelas cinzas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).


Na aula de Geografia de determinada escola, foram confeccionadas pelos estudantes maquetes de vulcões, a uma escala 1 : 40 000. Dentre as representações ali produzidas, está a do Puyehue, que, mesmo sendo um vulcão imenso, não se compara em estatura com o vulcão Mauna Loa, que fica no Havaí, considerado o maior vulcão do mundo, com 12 000 m de altura.


Comparando as maquetes desses dois vulcões, qual a diferença, em centímetros, entre elas?

#Questão 849532 - Matemática, Geometria Plana, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

A logomarca de uma empresa de computação é um quadrado, AEFG, com partes pintadas como mostra a figura. Sabe-se que todos os ângulos agudos presentes na figura medem 45° e que AB = BC = CD = DE. A fim de divulgar a marca entre os empregados, a gerência decidiu que fossem pintadas logomarcas de diversos tamanhos nas portas, paredes e fachada da empresa. Pintadas as partes cinza de todas as logomarcas, sem desperdício e sem sobras, já foram gastos R$ 320,00.



O preço das tintas cinza, preta e branca é o mesmo.


Considerando que não haja desperdício e sobras, o custo para pintar as partes pretas e o custo para pintar as partes brancas serão, respectivamente,

#Questão 849533 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Estudos revelam que, independentemente de etnia, idade e condição social, as pessoas têm padrões estéticos comuns de beleza facial e que as faces consideradas bonitas apresentam-se em proporção áurea. A proporção áurea é a constante Φ = 1,618...


Uma agência de modelos reconhece a informação citada e utiliza-a como critério de beleza facial de suas contratadas. Para entrevistar uma nova candidata a modelo, a referida agência pede uma fotografia de rosto no ato da inscrição e, com ela, determina as medidas mostradas na figura.



Analisando a fotografia de cinco candidatas, I, II, III, IV e V, para a seleção de uma única garota, foram constatadas estas medidas:


• Candidata I: M1 = 11 cm; M2 = 5,5 cm e M3 = 7 cm.

• Candidata II: M1 = 10,5 cm; M2 = 4,5 cm e M3 = 6,5 cm.

• Candidata III: M1 = 11,5 cm; M2 = 3,5 cm e M3 = 6,5 cm.

• Candidata IV: M1 = 10 cm; M2 = 4 cm e M3 = 6,5 cm.

• Candidata V: M1 = 10,5 cm; M2 = 4 cm e M3 = 6,5 cm.

CONTADOR, P. R. M. A matemática na arte e na vida. São Paulo: Livraria da Física, 2007 (adaptado).


A candidata selecionada pela agência de modelos, segundo os critérios da proporção áurea, foi

#Questão 849534 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Luíza decidiu pintar seus cabelos e os de sua mãe usando as cores B e C em ambas as tinturas. A cor B é a que tinge os cabelos brancos e a cor C dá um tom mais claro durante a exposição à luz.

Luíza sabe que, em cabelos com muitos fios brancos, como os de sua mãe, a proporção entre as cores C e B é de 1 para 3. Para ela, que tem poucos fios brancos, a proporção a ser aplicada é de 3 partes da cor C para 1 parte da cor B. Além disso, como sua mãe tem cabelos curtos, basta a aplicação de 60 gramas de tintura; já para seus longos cabelos, serão necessários 120 gramas.

De acordo com a situação descrita, a quantidade, em gramas, da tintura da cor B que Luíza deve adquirir para pintar os seus cabelos e os de sua mãe é

#Questão 849535 - Matemática, Análise de Tabelas e Gráficos, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

O gráfico mostra estimativas da produção brasileira de trigo em safras recentes:



A média da produção brasileira de trigo de 2005/06 a 2009/10, em milhões de toneladas, é de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis