Questões de Geografia da INEP do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da INEP do ENEM

#Questão 848864 - Geografia, Geologia, INEP, 2019, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia


A divisão política do mundo como apresentada na imagem seria possível caso o planeta fosse marcado pela estabilidade do(a)

#Questão 848866 - Geografia, Geografia Física, INEP, 2019, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia


No Hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão:

#Questão 848656 - Geografia, Filosofia e a Grécia Antiga, INEP, 2019, ENEM, Provas: Vestibular - PPL Vestibular - 2° Dia - PPL

A topografia predominante no Planalto Central é a de uma região horizontal, chata, que me fez recordar muito do Planalto Central da África do Sul: o mesmo horizonte circular, a mesma vegetação baixa e rala, que permite à vista varrer extensões infinitas. WEIBEL, L. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979.
Quais formações vegetais pertencem às paisagens apresentadas?

#Questão 848658 - Geografia, , INEP, 2019, ENEM, Provas: Vestibular - PPL Vestibular - 2° Dia - PPL

Tal como foi concebido, o desenvolvimento da Amazônia pressupunha o desmatamento. Muitas forças foram envolvidas e constituíram uma teia de múltiplos interesses: as instituições financeiras internacionais, a tecnocracia militar e civil, as elites regionais e nacionais, as corporações transnacionais, os madeireiros, os colonos sem terra e os garimpeiros. SANTOS, L. G. Politizar as novas tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003 (adaptado).
O modo de exploração descrito opõe-se a um modelo de desenvolvimento que

#Questão 848659 - Geografia, , INEP, 2019, ENEM, Provas: Vestibular - PPL Vestibular - 2° Dia - PPL

Particularmente nos dias de inverno, pode ocorrer um rápido resfriamento do solo ou um rápido aquecimento das camadas atmosféricas superiores. O ar quente fica por cima da camada de ar frio, passando a funcionar como um bloqueio, o que impede a formação de correntes de ar (vento). Dessa forma, o ar frio próximo ao solo não sobe porque é o mais denso, e o ar quente que lhe está por cima não desce porque é o menos denso. Nas grandes cidades, esse fenômeno tende a se agravar, uma vez que a expressiva concentração de indústrias e automóveis intensifica o lançamento de poluentes e material particulado na atmosfera, o que torna o ar mais impuro e, por conseguinte, contribui para o aumento de casos de irritação nos olhos e doenças respiratórias. AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 (adaptado).
Agravado pela ação antrópica, o fenômeno atmosférico descrito no texto é o(a)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis