Questões Concurso UNIFASE - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UNIFASE - RJ

#Questão 917980 - Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

Atualmente é consenso a importância de amamentar a criança, seja para a sua própria saúde, mas também para a solidificação do vínculo entre mãe e bebê. Segundo o Ministério da Saúde, “amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional”. É importante utilizar a nomenclatura preconizada pelo MS e pela Organização Mundial da Saúde acerca dos tipos de aleitamento, para contribuir na difusão da prática e das suas diversas modalidades.
Relacione o tipo de aleitamento à sua definição adequada: 
1. Aleitamento materno exclusivo. 2. Aleitamento materno predominante. 3. Aleitamento materno. 4. Aleitamento materno complementado. 5. Aleitamento materno misto ou parcial.
( )Quanto a criança recebe leite materno e outro tipo de leite.
( )Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
( )Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais. Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
( )Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. 

#Questão 917982 - Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

USE O CASO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO:

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade da Alta Baiana realizou a primeira consulta do recém-nascido do sexo masculino preconizada pelo Ministério da Saúde, cuja mãe era primípara e tinha 22 anos. Estava com muitas dúvidas e a enfermeira usou o momento para estreitar os laços e vínculo com a mãe e fazer as orientações sobre os cuidados necessários com o bebê e com a própria mãe. Realizou um exame físico completo no bebê, assim como preconiza o Caderno de Atenção Básica 33 e identificou que o bebê estava com 2.900g. A mãe, ao receber a notícia ficou muito preocupada, pois seu bebê nasceu com 3.150g. Ao continuar a avaliação, a enfermeira evidenciou que não havia testículo palpável e, ademais, verificou que a criança movimentava-se bem, tinha uma frequência cardíaca de 130 batimentos por minuto, 45 murmúrios respiratórios por minuto, temperatura corporal de 35,8°C, além do relato da mãe de um episódio de êmese na noite anterior.


Analise esse trecho do caso:
“e identificou que o bebê estava com 2.900g. A mãe, ao receber a notícia ficou muito preocupada, pois seu bebê nasceu com 3.150g.”

Sobre esse aspecto específico da consulta, qual é a conduta adequada da enfermeira? 

#Questão 917983 - Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

Segundo o Ministério da Saúde, por meio do Caderno de Atenção Básica 33, a primeira consulta do recém-nascido é um momento importante para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, para orientar e realizar imunizações e conferir a caderneta de saúde da criança, para verificar a realização da triagem neonatal (teste do pezinho), para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família, além da identificação de riscos e vulnerabilidades ao nascer e da avaliação da saúde da puérpera.
Qual é o período recomendado pelo Ministério da Saúde para a realização da primeira consulta do recém-nascido?

#Questão 917984 - Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

Sobre a consulta de enfermagem para prevenção primária da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmativas abaixo:
I. A prevenção primária da HAS pode ser feita mediante controle de seus fatores de risco, como sobrecarga na ingestão de sal, excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, abuso de álcool, entre outros.
II. A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, predispostos à hipertensão e tem enfoque na mudança no estilo de vida.
III. Sugere-se que a UBS ofereça consulta de enfermagem para orientação de mudanças de estilo de vida e que essas sejam iniciadas somente diante do diagnóstico de HAS, pois se existirem fatores de risco associados, como diabetes e obesidade, o risco de HAS futura aumenta consideravelmente.
IV. Nas consultas de enfermagem, o foco do processo educativo será para orientação daquelas medidas que reduzem a pressão arterial, sendo elas: uso adequado da terapia medicamentosa, acompanhamento oportuno com cardiologista e realização anual de eletrocardiograma.

Agora assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 917985 - Enfermagem, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, UNIFASE - RJ, 2023, UNIFASE - RJ, 2023 - UNIFASE - RJ - Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Enfermagem

A estratificação tem como objetivo estimar o risco de cada indivíduo sofrer uma doença arterial coronariana nos próximos dez anos. Durante a consulta de enfermagem para a realização da estratificação de risco cardiovascular (RCV), muitos achados são fundamentais para o acompanhamento da pessoa com HAS e a etapa de coleta de dados sobre fatores de risco é imprescindível.
Com base nas informações do caso, assinale a alternativa CORRETA quanto a conduta da enfermeira: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis