Questões Concurso TJSE/SE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJSE/SE

Determinada firma combina capital (K) e trabalho (L) por meio da função de produção Q = KαLβ, em que Q representa a quantidade produzida do bem e α e β são constantes positivas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se houver retornos constantes de escala na função de produção, então a produtividade marginal do trabalho será uma função homogênea de grau zero.

Acerca das teorias cardinal e ordinal da utilidade, das curvas de indiferença e da escolha ótima, julgue os itens seguintes. Considere um consumidor com função utilidade dada por U(X1, X2) = 2X1 + X2. Nesse caso, a escolha ótima do consumidor pelo bem X1 se dará no ponto em que a taxa marginal de substituição for tangente a sua reta orçamentária.

Em uma economia, a tecnologia de uma empresa monopolista para produção de determinado bem é descrita pela função custo total CT = 10 + 20q + q2, em que q é a quantidade produzida do bem. A demanda de mercado por esse mesmo bem é dada por q = 200 – p, em que q é a quantidade demandada do bem e p, o seu preço de mercado.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso uma segunda firma entre nesse mercado com a mesma tecnologia, o preço de equilíbrio do bem, em concorrência perfeita, será de 110 unidades monetárias.

Em uma economia, a tecnologia de uma empresa monopolista para produção de determinado bem é descrita pela função custo total CT = 10 + 20q + q2, em que q é a quantidade produzida do bem. A demanda de mercado por esse mesmo bem é dada por q = 200 – p, em que q é a quantidade demandada do bem e p, o seu preço de mercado.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O markup da firma monopolista é de 45 unidades monetárias.

Acerca das diferentes estruturas de mercado e da indústria, dos seus impactos sobre preços, das estratégias de atuação e das formas para determinação do nível de concorrência, julgue os itens seguintes. Os gastos com propaganda de firmas estabelecidas em determinado mercado podem representar barreiras à entrada de novos competidores, na medida em que esse investimento impõe custo irrecuperável para a atuação das empresas entrantes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis