Questões Concurso TJ-PI

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Listagem de Questões Concurso TJ-PI

Ciências da Computação é ampla e composta por diversas áreas. Uma das maiores áreas de Ciências da Computação é a de Engenharia de Software. Isso ocorre porque a Engenharia de software cobre diversos aspectos relacionadas às diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento de software. Marque a alternativa que indica um item que não faz parte das áreas compreendidas pela Engenharia de Software, de acordo com a versão 3 do Guide to the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK).  

#Questão 1007904 - Engenharia de Software, UML, IDECAN, 2022, TJ-PI, Analista de Sistemas / Banco de Dados

Em UML os diagramas são usados para especificar e documentar aspectos de uma aplicação. Especificamente quando falamos de aspectos estáticos, os diagramas estruturais são os indicados para representar tais questões. Marque a alternativa que indica, corretamente, apenas nomes de diagramas estruturais da linguagem UML.  

#Questão 1007905 - Engenharia de Software, UML, IDECAN, 2022, TJ-PI, Analista de Sistemas / Banco de Dados

UML é considerada um padrão do Object Management Group (OMG) desde 2000. E resultado do trabalho de pessoas como Grady Booch, James Rumbaugh e lvar Jacobson que na década de 90 se uniram para tentar unificar práticas de modelagem. A respeito do que é a UML e dos diagramas que a compõem, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

|. Em UML os diagramas comportamentais possuem este nome pois representam os aspectos da aplicação que sofrem alterações, ou seja, aspectos dinâmicos.
Il. UML não é uma metodologia. Ela é uma linguagem reconhecida como poderosa para a comunicação em equipes de desenvolvimento de software. Detalha, através de diagramas, as estruturas e os comportamentos que fazem parte do negócio de uma aplicação.
Ill. São exemplos de digramas comportamentais: Diagrama de Interação, Diagrama de Atividades, Diagrama de Tempo e Diagrama de Implantação. 

Nos tempos atuais a utilização de software é essencial na vida de pessoas e empresas. O software é capaz de viabilizar a execução de tarefas que um humano não seria capaz de realizar, mas contribui também tornando mais rápida a execução de tarefas que demorariam horas para serem executadas sem ele. O ponto negativo do software é que pode ser complexo desenvolve-lo. A disciplina de Análise e Projeto Orientados a Objetos busca estudar formas de especificarmos software que será desenvolvido no paradigma orientado a objeto. A respeito da análise e desenvolvimento de software através deste paradigma, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

|. O mecanismo que permite a definição de uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse) é chamado de herança.
Il. A análise de projetos com paradigma orientado a objeto surgiu após a criação das metodologias ágeis. Essa sucessão ocorreu graças a crise do software que, na década de 70, motivou a criação dos métodos ágeis e estes impulsionaram o paradigma orientado a objeto.
IIl. O polimorfismo é um conceito que deve ser aplicado quando percebemos, durante a análise do projeto, a necessidade de unificarmos atributos comuns às classes que possuem um ancestral comum.  

Machine Leaming é um ramo da ciência da computação que utiliza conceitos das áreas de Estatística, Engenharia e da própria Computação com o objetivo de reconhecer padrões e ensiná-los a uma máquina. Além das áreas citadas, outro aspecto importante para Machine Leaming são os dados. Sem eles não é possível viabilizar o treinamento da máquina. Esses dados devem estar relacionados ao tema para o qual a máquina será treinada. Isso é fundamental pois o objetivo de Machine Learning é permitir que a máquina seja capaz de evidenciar informações que um humano não perceberia facilmente, permitindo, por exemplo, a predição de eventos ou a execução de diagnósticos precisos. A respeito dos fundamentos que envolvem Machine Learning, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

I. No processo de aprendizagem supervisionada o computador recebe um conjunto de dados. Ele encontrará neste conjunto dados de entrada atrelados as saídas esperadas. Neste tipo de aprendizagem o objetivo é encontrar as regras que conseguem mapear aquelas entradas com aquelas saídas. 
II. À aprendizagem por reforço é um tipo de treinamento usado onde enfrentamos um ambiente complexo. Através das tentativas e erro o computador busca uma solução para O problema. Para que a máquina entenda o que são acertos e erros ela receberá recompensas e penalidades durante o processo de busca da solução.
III. Quando o conjunto de dados repassado para o computador possui apenas os valores de saída possíveis (rótulos) mas não conhecemos nada a respeito dos valores das entradas, devemos fazer uso do processo de aprendizagem não supervisionada. Ela foi criada justamente para atender este cenário. Esse aprendizagem envolve complexidades adicionais quando comparada a aprendizagem supervisionada. 

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