Direito Constitucional - Geral - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
De acordo com a Constituição, o princípio que exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição, rendimento funcional e com resultados positivos para o serviço público é
- A.
Legalidade.
- B.
Eficiência.
- C.
Moralidade.
- D.
Finalidade.
- E.
Impessoalidade.
Direito Tributário - Administração tributária - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
Acerca da administração tributária, assinale a alternativa correta.
- A.
A fiscalização tributária não pode promover atos fiscais em relação às pessoas que gozam de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal.
- B.
O dever de sigilo funcional não impede a Fazenda Pública de prestar informações relativas a sujeitos passivos que tenham sido requisitadas por autoridade judiciária no interesse da Justiça.
- C.
Mediante intimação escrita, todas as pessoas são obrigadas a prestar informações às autoridades administrativas, no interesse da aplicação da legislação tributária, independentemente do segredo profissional.
- D.
As Fazendas Públicas de todas as entidades governamentais deverão ajudar-se mutuamente na fiscalização dos tributos respectivos e na permuta de informações, dependendo de previsão em lei ou em convênio.
- E.
O próprio agente fiscal, sem valer-se do chefe da repartição, não poderá requisitar o auxílio de força pública, quando for vítima de embaraço ou desacato no exercício de suas funções.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 9.
Indique a alternativa
- A. Em "Ela sabia que estava prestes a acabar" (ll. 19-20), o trecho sublinhado tem função de objeto indireto.
- B.
No trecho "tinha-a visto já petrificada no rosto de algum cadáver" (ll. 25-26), o pronome a faz remissão ao vocábulo "morte" (l. 24).
- C. Em "porque o cancro é indiferente às virtudes do sujeito" (ll. 4-5), o fragmento sublinhado corresponde a um adjunto adnominal.
- D.
O pronome no trecho "tudo aquilo me pareceu obscuro" (l. 42) admite mudança de colocação em consonância com as regras da gramática normativa.
- E.
O período "Ela sabia que estava prestes a acabar; disse-mo; verificamo-lo na seguinte manhã" (ll. 19-20) é formado por três orações com um único sujeito.
Estatística - Amplitude Total - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
Os pesos de 80 pacientes internados em um hospital estão relacionados na tabela abaixo.
Com referência a essa tabela, determine a amplitude total. Assinale a única alternativa correta.
- A.
49
- B.
53
- C.
79
- D.
80
- E.
97
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
Considere os seguintes conceitos das entidades da Administração Pública:
Correlacione tais conceitos, pela ordem, com as suas respectivas designações:
- A.
fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
- B.
autarquias, fundações e sociedades de economia mista.
- C.
autarquias, fundações e empresas públicas.
- D.
autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.
- E.
fundações, autarquias e empresas públicas.
Direito do Trabalho - Duração do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa correta:
- A.
Considera-se noturno o trabalho executado entre as 23 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.
- B.
A hora do trabalho noturno será computada como 56 minutos e 30 segundos.
- C.
É sempre vedado o trabalho nos domingos, dias feriados nacionais e feriados religiosos.
- D.
Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso.
- E.
Os intervalos de descanso serão computados na duração do trabalho.
Direito do Trabalho - Duração do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
Em relação à jornada de trabalho, é correto afirmar, com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:
- A.
A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá seis horas diárias.
- B.
A remuneração pela hora suplementar do trabalho será, em qualquer hipótese, pelo menos 55% superior à da hora normal do trabalho, mesmo nos casos de regime de compensação.
- C.
A compensação de jornada de trabalho deve sempre ser ajustada por acordo coletivo ou convenção coletiva.
- D.
Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário ou registro de ponto não excedentes de dez minutos, observado o limite máximo de 20 minutos diários.
- E.
O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.
Direito do Trabalho - Introdução do Direito do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, considera-se empregador:
- A.
Apenas as pessoas jurídicas de direito privado que, assumindo os riscos, prestarem atividade econômica lucrativa.
- B.
Apenas a empresa individual que assumir os riscos da atividade econômica e dirigir a prestação pessoal dos serviços e os profissionais liberais.
- C.
As empresas individuais ou coletivas que, assumindo os riscos da atividade econômica, admitem, pagam salários e dirigem a prestação pessoal de serviços, bem como os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.
- D.
As pessoas jurídicas de direito público que gerenciem recursos humanos.
- E.
Todas as pessoas que prestarem serviços de natureza não eventual, com subordinação hierárquica e mediante salário.
Direito do Trabalho - Duração do Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
Assinale a alternativa correta com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:
- A.
A duração normal do trabalho dos operadores cinematográficos e seus ajudantes não excederá oito horas diárias.
- B.
Para os empregados que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de 1 hora de trabalho contínuo, será assegurado um período de 10 minutos de repouso, computado esse intervalo como de trabalho efetivo.
- C.
A duração normal do trabalho efetivo para os empregados em minas no subsolo não excederá de 8 horas diárias ou de 40 semanais.
- D.
A duração normal do trabalho dos empregados em bancos e casas bancárias será de 6 horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana.
- E.
Num mesmo estabelecimento de ensino o professor poderá dar, por dia, mais de cinco aulas consecutivas, até o máximo de 10 aulas intercaladas.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Santa Catarina - Lei nº 6.745/1985 - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005 - SEF/SC - Auditor
De acordo com a Lei Estadual nº 6745/85, o retorno do funcionário estável ao cargo por ele anteriormente ocupado, em conseqüência de inabilitação no estágio probatório em outro cargo efetivo para o qual tenha sido nomeado, é chamado de:
- A.
Substituição.
- B.
Recondução.
- C.
Readaptação.
- D.
Reintegração.
- E.
Transferência.