Questões Concurso Secretaria de Estado de Educação - GO (SEE/GO)

Dentre todas as bacias hidrográficas existentes em Goiás, a do rio Paranaíba, no sul do estado, é a que apresenta o maior número de grandes lagos de represas, que modificaram significativamente as paisagens da região. A origem desses represamentos está associada, primordialmente, à
  • A. formação de espelhos d'água, o que permitiu regular os índices de temperatura na região, criando um ambiente mais ameno.
  • B. implantação do turismo, que promoveu a criação dos lagos para o uso como balneários e instâncias de pesca amadora.
  • C. captação de água para abastecimento das indústrias, o que contornou o problema de escassez de chuvas na região.
  • D. instalação de usinas hidrelétricas, que aproveitaram as características propícias do relevo, com forte gradiente do curso do rio.
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A palavra “este” (linha 29) refere-se, no texto, a:
  • A. burgueses e gestores de negócio
  • B. revolucionários e gestores de favelas
  • C. alunos e professores
  • D. acadêmicos e discípulos
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Em Goiás, a técnica do planejamento estatal seguiu as influências das políticas econômicas nacionais. Como governo responsável pela primeira experiência de planejamento na escala estadual sistematizada no território goiano, pode-se citar
  • A. Pedro Ludovico Teixeira.
  • B. Irapuan Costa Júnior.
  • C. Mauro Borges Teixeira.
  • D. Iris Rezende Machado.
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Rudolf Laban ao criar sua teoria sobre análise do movimento humano atribuiu qualidades ao movimento. São elas:
  • A. fluxo, tempo, espaço e movimento.
  • B. espaço, ritmo, fluxo e tempo.
  • C. fluxo, peso, tempo e espaço.
  • D. forma, espaço, tempo e fluência.
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Sabe-se que o rei Luís XIV foi importante monarca francês, apreciador da arte da dança, ótimo dançarino e que contribuiu para surgimento e desenvolvimento do Balé Clássico. Dele registram-se importantes legados, como:
  • A. “o rei sol”, como era chamado, fundou em 1661 a academia real de música e dança e em 1713 uma companhia real de dança.
  • B. “o rei da corte”, como era chamado, criou em 1561 a academia real de dança e pintura clássica e em 1661 uma companhia real de dança e teatro clássico.
  • C. “o rei do povo”, como era denominado, abriu em 1713 a academia real de música e dança e em 1715 uma companhia de dança e musica.
  • D. “o rei da dança”, como era conhecido, fundou em 1661 a academia real de dança e música e em 1680 uma companhia real de dança.
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Três pesquisadores contemporâneos da arte do corpo iniciaram uma significativa transformação na dança no século XIX e foram importantes percussores de todo movimento da dança moderna no Ocidente. São eles:
  • A. Kurt Woos, Pina Baush e Laban.
  • B. Laban, Isadora Duncan e Nijinski.
  • C. Isadora Duncan, Diaghlev e Laban.
  • D. Delsarte, Dalcroze e Laban.
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“No Brasil, uma sociedade extremamente dançante, a música e a dança fazem parte de nosso dia-a-dia e estão intrinsecamente associadas” (Strazzacappa, 2001, p.47).

Se o Brasil vende e revende a imagem de um país que dança, por que nas escolas o ensino é tão incipiente? Percebe-se uma contradição, a dança apenas reproduz modelos tecnicistas, e ainda não se legitimou no contexto escolar como possibilidade para formação humana. Nesse processo de formação a dança na escola hoje deve:

  • A. favorecer o aprendizado de conteúdos específicos da dança de forma crítica, consciente, transformadora e de elementos essenciais à educação do ser social.
  • B. possibilitar o aprendizado específico dos conteúdos e selecionar os mais aptos para um ensino de dança de forma atraente para os jovens e presente na mídia.
  • C. propiciar momentos de recreação e lazer, bem como de descontração dos estudantes visando à prevenção do stress presente na rotina massante das escolas.
  • D. apresentar os conteúdos específicos de dança levando em conta avaliação de pré-requisitos visando ao desenvolvimento da coordenação motora, flexibilidade e ritmo
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Na década de 60, muitos modernos pós-Martha Graham ainda mantiveram relações estruturais com balé clássico, porém outros romperam com os modelos vigentes criando uma nova dança, entre eles Merce Cunningham. Sua nova dança trouxe ideias inovadoras, como
  • A. os modelos estéticos que se fundamentam na técnica aberta, atemporal e sem disciplina, bem como suas composições coreográficas foram de grande repercussão e caíram no gosto do público.
  • B. a mudança nos princípios entre a música e a dança constituída ao longo dos séculos, retirando as imagens de suas composições coreográficas.
  • C. a coreografia, música e cenografia construídas como artes independentes uma da outra, a dança não se condicionou mais a uma narrativa ou a ideia de uma totalidade.
  • D. os rompimentos estéticos e políticos com a música, a dança e a cenografia que contribuíram para o movimento pós-moderno de uma “arte total”, orgânica, natural e única.
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Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a linguagem da dança tem como desafio trabalhar com os temas transversais e ao mesmo tempo dialogar com os seus conteúdos específicos. Nesse sentido, pode-se vislumbrar uma aproximação da dança com as questões sobre pluralidade cultural. Isabel Marques (2007, p. 42) diz que “O trabalho educativo, portanto, poderá pautar-se na apreciação das diferenças: o que um corpo maduro pode fazer que um corpo jovem não consegue e vice-versa? Que diferenças e significados isso apresenta na interpretação e criação de danças? Até que ponto essas relações presentes na dança têm ligação ou são expressão de nossas vivências sociais?”. Nesta direção, a autora ressalta que o trabalho com dança, na perspectiva da diversidade e da inclusão, deve enfatizar aspectos, como:
  • A. linearidade, companheirismo, homogeneidade, cooperação e a assimilação de técnicas de dança diversificadas.
  • B. autonomia, cooperação, inter-relação, valorização do indivíduo e do grupo e entendimento de que diferentes corpos criam também diferentes danças.
  • C. socialização, amizade, convivência com os corpos diferentes e reprodução de coreografias para apresentações artísticas.
  • D. crença de que os corpos diferentes são iguais e de que explorar a mesma técnica de dança é interessante, pois os corpos criarão danças semelhantes.
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No ensino da dança permanecem fortes as influências do balé clássico, que ainda representa um ideal de corpo e um modelo hegemônico, portanto, uma concepção de corpo e de técnica. Entretanto, pode-se observar que as correntes modernas da dança e da educação propõem pensar e ampliar a perspectiva para o ensino da dança. Rudolf Laban foi um dos precursores deste movimento. O objetivo central da proposta de Laban para a dança é compreender
  • A. o ensino da dança como forma de desenvolver as capacidades humanas, expressivas e criativas, permitindo uma interação entre o conhecimento intelectual e as habilidades criativas.
  • B. o ensino da dança de forma técnica e profissional, mediante a manutenção das estéticas codificadas e consolidadas no ensino da dança nos diversos contextos.
  • C. o ensino da dança como resgate da cultura corporal e de uma formação cidadã, de modo a ampliar a maneira de tratar o balé clássico nos ambientes educacionais.
  • D. a formação de um corpo harmônico e equilibrado, que represente a cultura erudita e que componha questões entre forma e conteúdo para o ensino de dança nos espaços de formação.
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