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Autoridade


Para compreendermos a questão da autoridade em nossos dias, devemos buscar na base histórica da formação de nossa sociedade contemporânea indícios que confirmam e influenciam as relações da nossa época atual, desde os primeiros indícios da sociedade Grega e, posteriormente, sua efetivação na vida pública/política no Império Romano, culminando na era cristã.


O conceito e a prática da autoridade se estruturam de forma significativa nessas sociedades, onde reside toda estrutura da autoridade nos tempos modernos, desde sua solidificação no decorrer dos tempos até a sua crise nos dias atuais. 


Na sociedade grega, se configurava um quadro social característico. Em sua intrincada estrutura, inexistia uma relação de autoridade no contexto da esfera pública/política. Os cidadãos gregos eram seus próprios governantes, que se autodenominavam de polis grega, ou um governo de muitos governantes, ou seja, os cidadãos exerciam a democracia no princípio da igualdade e na persuasão dos argumentos, só se verificando a relação de autoridade nos momentos de exceção, como exemplo, em períodos de guerra ou na relação com os seus escravos.


Posteriormente, no Império Romano, apesar de forte influência da cultura grega, o conceito de autoridade se instala no fato político. A fundação romana continha um forte caráter sagrado, pois nessa sociedade a religião e a política eram consideradas idênticas, e o conceito de autoridade estava fortemente fincado na tradição e na religião. 


Na sociedade cristã, aparentemente antagônica aos valores greco-romanos, o que se observa é a forte influência herdada das sociedades anteriores em relação à concepção de autoridade, pois os mesmos pilares de tradição e religião como parâmetros de autoridade foram mantidos e reforçados. 


Portanto, analisando a formação de nossa sociedade pela história, passamos a entender a crise de autoridade que vivenciamos, porque o seu conceito está configurado na tradição e na religião, que não correspondem mais aos anseios de nossa sociedade atual. 


(Adaptado. Revisão linguística. Trecho de SALVADOR, M.A. S. Disponível em: https://bit.ly/2x51aF2)

Leia o texto 'A Questão da Autoridade entre Professor e Aluno, um Desafio da Escola (trecho)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Como sugere o texto, a questão da autoridade, durante séculos, esteve ligada à religião, por apresentar-se, muitas vezes, na figura de homens considerados “sagrados”.
II. O autor conclui que a crise de autoridade que vivemos atualmente está relacionada ao fato de que a religião e a tradição não correspondem mais aos anseios de nossa sociedade atual. Ou seja, elas mudaram de acordo com o tempo e o discurso religioso perdeu validade, pois mais pessoas se tornaram ateias.
Marque a alternativa CORRETA:

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que, no campo político, os cidadãos têm o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político. II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o desenvolvimento histórico da noção de cidadania seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou se aprisionar pelo argumento da igualdade civil. Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve ser assíduo e frequente ao serviço.
II. Um código de ética não deve descrever direitos e deveres.

Marque a alternativa CORRETA:

Cidadania

A ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democrática, por sua associação com o valor da liberdade e como os direitos dele derivados. Um longo percurso foi percorrido, no entanto, quer no campo do pensamento político moderno e contemporâneo, quer na história das sociedades, para que se definissem o alcance dessa liberdade e o conteúdo desses direitos. Nessa trajetória, a noção de cidadania encontrou diversas significações.
Em sua versão liberal-democrática, a ideia de cidadania foi, talvez, mais bem sistematizada por T.H. Marshall, que a compreende como um composto de três elementos: civil, político e social. Os direitos que materializam a liberdade individual (a liberdade de ir e vir, de imprensa, de pensamento e fé, direito à propriedade, a concluir contratos válidos e de defender e afirmar todos os direitos em termos de direito à justiça) constituem o núcleo civil da cidadania, que tem por fiadores os tribunais. 
No campo político, afilia-se o direito à participação no exercício do poder, como membro ou eleitor dos membros das instituições investidas de poder político, como o parlamento e demais câmaras representativas ou conselhos de governo.
Já os direitos sociais não envolvem definição precisa, pois estão relacionados ao padrão de desenvolvimento das sociedades, implicando desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e segurança até o direito à participação total nos níveis de vida civilizada prevalentes em cada sociedade. Direitos que se exercem, fundamentalmente, através do sistema educacional e dos serviços sociais.

O desenvolvimento histórico da noção de cidadania – tanto em sua concretização nos direitos que integram a institucionalidade liberal quanto no ideário democrático – seguiu, na formação social inglesa, uma lógica que não deixou aprisionar pelo argumento da igualdade civil. A igualdade jurídica confrontou-se, desgastando-se, com a desigualdade social (própria do mercado capitalista) e com desigualdade poder (materializada pelo voto censitário, que garantia reprodução dessa matriz).

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/35CvIex.
Leia o texto 'Cidadania' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. As informações presentes no texto permitem concluir que a ideia de cidadania ocupa um lugar central no ideário e na institucionalidade política democráticas, por ser contrária ao conceito de liberdade. II. As informações presentes no texto permitem inferir que um longo percurso foi percorrido para que se definissem o alcance da liberdade e o conteúdo dos direitos mencionados pelo autor. Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. O decoro não deve nortear a atuação do servidor público municipal.

II. A eficácia é um atributo prejudicial à atuação do servidor público municipal.

Marque a alternativa CORRETA:

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