Questões Concurso Ministério da Defesa - Exército Brasileiro

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Ministério da Defesa - Exército Brasileiro

Sobre a Revolução Francesa, na sua relação com os direitos feudais e as expectativas do campesinato, é correto afirmar que

Analise as afirmativas sobre a conquista da região asteca pelos espanhóis e marque a resposta correta.

I. Uma das possibilidades explicativas para a facilidade com que Hernán Cortez adentrou Tenochtitlán, coração do império asteca, teria sido a crença de Montezuma de que o conquistador espanhol era o chefe tolteca Quetzalcóatl, que chegara para reclamar a sua terra.

II. Não é possível explicar a conquista dos astecas sem a ponderação de que o seu império vivenciava enormes contradições internas, cujas raízes se encontravam na condição de tributários de Tenochtitlán de vários outros povos americanos.

III. A entrada de Cortez em Tenochtitlán no ano de 1519 foi avassaladora e suficiente para a conquista definitiva do território asteca, ficando inviabilizadas as possibilidades de reação do povo nativo.

Sobre as ondas revolucionárias europeias do século XIX, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. A fase revolucionária francesa encerrada com a derrota de Napoleão Bonaparte e com o Congresso de Viena foi suficiente para aniquilar as bases do poder aristocrático francês, o que favoreceu a ocorrência dos movimentos burgueses de 1830 e 1848 na França.

II. Uma das características mais decisivas da fase revolucionária europeia de 1848 foi a redução da escala geográfica da revolução em comparação com a grande revolução de 1789.

III. A primeira leva revolucionária europeia pós-Napoleão ocorreu em nações que não ocupavam as posições centrais de poder no contexto continental do período.

Sobre o processo de colonização europeia no continente africano, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. O grande ponto de interesse das nações europeias envolvidas no processo de colonização do continente africano foi o controle das bacias comerciais dos rios Níger e Congo.

II. A criação do Estado Livre do Congo, de iniciativa de Leopoldo II da Bélgica, foi um dos principais motivos que levaram ao processo de partilha do continente africano.

III. Os interesses econômicos e políticos das nações europeias foram ratificados com a assinatura de diversos tratados com potentados africanos, o que facilitou a colonização.

Sobre os momentos que antecedem a Primeira Grande Guerra, é correto afirmar que

I. foi no período conhecido por Paz Armada que o serviço militar se tornou obrigatório nas principais potências econômicas europeias.

II. o processo de industrialização fez fortalecer o nacionalismo dos países, levando à crença de que cada potência era superior na história mundial.

III. a formação das alianças se deveu à necessidade que as potências envolvidas tinham em proteger mutuamente suas economias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis