Listagem de Questões Concurso INCA
O controle hídrico em pacientes críticos é de suma importância para adequar sua demanda metabólica. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
O controle hídrico-eletrolítico consiste em monitorar todo volume líquido recebido pelo paciente por via oral e parenteral e o volume eliminado através das vias urinárias, do trato gastrointestinal, dos drenos, das sondas e fístulas; podendo o balanço hídrico ser parcial ou de 24 horas.
O cuidado com a integridade da pele e ostomias reflete a qualidade da assistência de enfermagem. Com respeito a esses cuidados, julgue os itens seguintes.
É indicada a mudança de decúbito a cada 1 ou 2 horas para pacientes em estado crítico que apresentam pressão de fechamento capilar baixa, cujo sinal inicial é a anóxia tecidual.
Em pacientes com ileostomia em pós-operatório, a região periostomal deve ser limpa com água e sabão neutro para que fique protegida contra enzimas e bactérias, sendo desnecessário o balanço hídrico e fecal.
A maioria dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório, invasivo ou não, progredindo para o desmame. Acerca desses cuidados, julgue os itens que se seguem.
A ventilação mecânica não invasiva tem por objetivo aumentar a ventilação pulmonar, o que diminui o trabalho respiratório e tem como vantagens menor custo, maior conforto para o paciente e menor risco de pneumonia.
A ventilação mecânica não invasiva tem como desvantagem maior lentidão na correção das alterações de gasometria, apesar de garantir a administração de volume corrente constante.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}