Listagem de Questões Concurso INCA
As alterações cromossômicas estruturais são o resultado de quebras que interrompem a descontinuidade de um ou mais cromossomos. Alguns pontos são mais susceptíveis a quebras e dão origem a rearranjos cromossômicos ditos recorrentes. Com relação à descrição cariotípica dos rearranjos cromossômicos estruturais e com base no ISCN (International System for Human Cytogenetic Nomenclature) 2009, julgue os itens de 76 a 80.
46,XX.ish 17p11.2(RAI1enh) refere-se a um cariótipo feminino detectado por bandeamento G seguido de detecção por FISH com sonda para o segmento 17p11.2 que revelou sinal de hibridação diminuído.
A técnica de FISH consiste na hibridação de segmentos de DNA conhecidos e marcados com fluorescência em metáfases do paciente com observação posterior em microscópio de fluorescência. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
A translocação t(15;17)(q22;q21) leva à fusão dos genes PML/RARa e pode ser detectada pelo emprego de uma sonda do tipo dual-fusion.
Julgue os itens a seguir, respeito das técnicas de imunomarcação.
A formação do complexo antígeno-anticorpo gera forças hidrofóbicas que expulsam a água intramolecular, produzindo, conforme a concentração do antígeno e do anticorpo, compostos que se precipitam.
Em relação aos aspectos da resposta imune celular e sua avaliação, julgue os itens a seguir.
A presença de timo funcional está correlacionada ao número e aos antígenos de superfície dos linfócitos T em algumas condições clínicas.
O tipo celular responsável pela resposta imune específica é o neutrófilo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}