Listagem de Questões Concurso INCA
A identificação de rearranjos cromossômicos recorrentes em pacientes com doenças malignas hematológicas permitiu o desenvolvimento de métodos diagnósticos dessas doenças com base na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Com relação à técnica de PCR julgue os itens subsequentes.
A amplificação de mRNA por PCR deve ser precedida da conversão do mRNA em cDNA.
Com relação à divisão celular, julgue os itens a seguir.
Na meiose I ocorre segregação dos cromossomos homólogos e as cromátides irmãs migram para o mesmo polo da célula.
A meiose é um processo complexo e sujeito a erros na segregação dos cromossomos. Esses erros podem levar à formação de gametas aneuploides. Com relação aos erros de segregação dos cromossomos julgue os próximos itens.
Uma das origens da dissomia uniparental é a correção de uma aneuploidia pela célula.
Alfa-satélite é o nome que se dá à sequência de DNA repetitivo encontrado nos centrômeros dos cromossomos humanos.
Cada cromátide contém uma única molécula de DNA.
A PCR em tempo real pode ser usada para detecção do número de cópias de uma dada sequência de DNA assim como no estudo da doença residual mínima.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}