Questões Concurso INCA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso INCA

A triagem sorológica de potenciais doadores de sangue é obrigatória devido à grande variedade de patógenos que podem ser transmitidos durante a doação de sangue. Para a correta condução dessa triagem, uma série de ações é indicada. Baseado nas indicações preconizadas pela Resolução ANVISA RDC nº 153 para a triagem sorológica, julgue os itens de 45 a 49.

Atualmente, é obrigatória a triagem de anticorpos para os vírus transmissores de síndrome da imunodeficiência adquirida, hepatites A, B e C, sífilis, doença de Chagas, malária e estrongiloidíase.

A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna e, para ser usada de forma adequada, necessita de técnicas eficientes e seguras, garantindo os produtos a serem transfundidos. A respeito dos testes aplicados no sangue coletado, julgue os itens de 63 a 66.

O princípio dos testes de antiglobulina humana (AGH) baseia-se na aglutinação de hemácias sensibilizadas previamente com anticorpos humanos ou frações do complemento por meio do antissoro AGH. Esses testes podem ser feitos de maneira direta — como em fenotipagem eritrocitária, pesquisa de anticorpos irregulares e prova cruzada — e indireta, como nas investigações das reações transfusionais.

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

Os marcadores sorológicos da infecção pelo VHB utilizados rotineiramente são os anticorpos específicos contra o antígeno do core (anti-HBc), o AgPré-S1/anti-Pré-S1 e o AgPré-S2/anti-Pré-S2.

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

O primeiro marcador sorológico a ser detectado no sangue é o HBsAg, elevado na fase aguda da doença, seguido do HBeAg, que normalmente indica alto grau de replicação viral. O anti-HBs, quando presente, indica recuperação sorológica do estado de infecção e imunidade contra o HBV.

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

Para o perfil sorológico de um indivíduo infectado pelo HBV em que se observe: HBsAg (-), anti-HBc IgM (-), anti-HBc IgG (+) e anti-HBs (-), uma das possibilidades a ser considerada é a de janela imunológica. Essa possibilidade deriva do fato de, no perfil sorológico, o único marcador a detectar o estado de infecção pelo HBV é o anti-HBc IgG.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis