Questões Concurso ICTIM - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso ICTIM - RJ

A maioria dos leitores não terá? um conhecimento detalhado dos métodos específicos usados em um estudo de pesquisa. Contudo, e isso não é incomum em pesquisas de estudo de caso, alguns leitores podem não estar familiarizados com os métodos de estudo de caso em geral. Por essa razão, a descrição dos seus métodos tem uma função além da rotineira, convencendo o leitor acerca da qualidade dos seus métodos. A respeito da composição da descrição dos métodos de pesquisa, faça a correta associação com o conteúdo ilustrativo de cada tópico.
1. Tom Geral. 2. Questões de pesquisa. 3. Dados Coletados. 4. Método de análise.

(__) Um tom equilibrado e transparente; escrito de forma metódica, mas também atraente.
(__) Ênfase em como os dados forneceram uma cobertura detalhada e em profundidade do(s) casos.
(__) Descrição da abordagem analítica: por exemplo, correspondência de padrões, construção de explicação, etc.
(__) Deve se adaptar à pesquisa de estudo de caso: por exemplo, dominado por questões “como” e “por que”.

Assinale a alternativa CORRETA.

Esta estrutura inverte a abordagem analítica descrita previamente. O principal resultado do estudo de caso e sua significação substantiva são, paradoxalmente, apresentados no capítulo ou na seção inicial. O restante do estudo de caso dedica-se, então, ao desenvolvimento de uma explicação do resultado, com as explicações alternativas consideradas nos capítulos ou seções subsequentes. Esse tipo de abordagem é relevante principalmente para os estudos de caso explicativos, pois o estudo de caso descritivo não tem um resultado especialmente importante. Quando usada corretamente, essa abordagem é muitas vezes uma estrutura composicional envolvente.

O texto acima faz referência a um tipo de estrutura composicional conhecida como:

Uma diferença adicional entre o estudo de caso e outros tipos de pesquisa, é que o relatório de estudo de caso pode ser um recurso de comunicação significativo. Para muitos não especialistas, a exposição a um único estudo de caso forte e persuasivo pode conscientizar, fornecer insight ou mesmo sugerir soluções para uma dada situação. A respeito do tema, julgue os itens abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) O estudo de caso pode comunicar informação baseada na pesquisa sobre um fenômeno a uma série de não especialistas.
(__) Os estudos de caso normativos, exceto os explicativos, podem ser importantes no papel comunicacional, e não se deve deixar de considerar o impacto descritivo de um estudo de caso bem apresentado.
(__) A utilidade de um estudo de caso, portanto, pode ir bem além do papel do relatório de pesquisa típico, geralmente dirigido aos colegas de pesquisa, não aos não especialistas.

Assinale a alternativa CORRETA. 

“(...) não é modalidade de licitação. É procedimento administrativo de colaboração entre a administração pública e a iniciativa privada, útil para que poder público e particulares dialoguem com o objetivo de que estes últimos colaborem, seja na definição de políticas públicas cujas diretrizes já tenham sido definidas pelo Estado, seja no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas de interesse público. Tanto pode ser inaugurado por solicitação do agente privado, que pretende levar ideias ao poder público, quanto pode ser iniciativa do próprio Estado, que quer dialogar com o mercado antes de decidir acerca do termo de referência que pautará uma futura contratação.”
Fonte: Compras públicas para inovação no Brasil: novas possibilidades legais / organizador: André Tortato Rauen. – Brasília: IPEA, 2022.

O texto acima faz referência ao conceito de:

Os riscos, a depender do seu nível em termos de impacto e probabilidade, demandarão respostas diferentes da organização. Esse tratamento pode consistir em evitar, transferir, mitigar ou aceitar o risco. A respeito desses tratamentos, assinale a alternativa que faz a CORRETA associação entre as duas colunas.
1. Evitar. 2. Transferir. 3. Mitigar. 4. Aceitar.
(__) Desenvolver e implementar medidas para evitar que o risco se concretize e/ou medidas para atenuar o impacto e as consequências caso ocorra.
(__) Descontinuar a atividade e/ou interromper o processo de trabalho.
(__) Compartilhar o risco com terceiros.
(__) Não há necessidade de adotar quaisquer medidas, apenas considerar se cabe monitorar ao longo do tempo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis