Questões Concurso ELETRONUCLEAR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso ELETRONUCLEAR

Considere um escoamento laminar entre dois cilindros concêntricos, sendo o cilindro interno de raio r e o cilindro externo de raio R. O diâmetro hidráulico Dh, nessa situação de escoamento, é expresso por

Nos processos de transferência de calor por convecção forçada, associada a um escoamento turbulento através de um tubo de diâmetro D, é essencial o cálculo do coeficiente de transferência de calor h. Sendo k a condutividade térmica do fluido e Nu o Número de Nusselt, escreve-se a seguinte expressão para o coeficiente de transferência de calor h:

Em relação às características gerais de uma usina nuclear, considere as afirmativas a seguir.

I - A pressão e a temperatura do sistema primário são parâmetros que definem o refrigerante e o desempenho térmico da planta de potência nuclear.

II - O limite na temperatura do refrigerante depende do seu tipo.

III - Os reatores do tipo LWR requerem alta pressão (7 a 15 MPa), o que aumenta a energia armazenada no refrigerante e consequentemente a necessidade de aumentar a espessura das estruturas.

IV - Os reatores a gás, como os HTGR, alcançam altas temperaturas (635 °C a 750 °C), mas requerem altíssima pressão (20 a 25MPa).

V - O que caracteriza uma planta de potência nuclear são os parâmetros termo-hidráulicos.

São corretas APENAS as afirmativas

O método mais comum para correlacionar dados de transferência de calor por convecção utiliza equações nas quais as propriedades do fluido, as dimensões do sistema e outras características relevantes são arranjadas em grupos adimensionais, sendo as constantes que aparecem nessas equações determinadas experimentalmente. O escoamento de refrigerante em um reator nuclear ocorre por meio de convecção forçada, uma vez que o fluido é bombeado através do núcleo do reator. Nesse contexto, escreve-se o Número de Stanton (St) em função dos Números de Nusselt (Nu) , Reynolds (Re) e Prandtl (Pr) da seguinte forma:

Uma propriedade indesejável aos refrigerantes que também exercem a função de moderadores de nêutrons em reatores nucleares térmicos do tipo PWR é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis