Questões Concurso Departamento de Polícia Federal (DPF)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Departamento de Polícia Federal (DPF)

Tendo em vista que o termo hidrogeologia envolve o entendimento das características, da ocorrência e do movimento das águas subterrâneas no subsolo e das suas interações com as águas superficiais, e que a água subterrânea preenche os vazios (poros e fraturas) presentes no subsolo em função das propriedades hidráulicas do meio e das condições climáticas locais, julgue os itens que se seguem, pertinentes a hidrogeologia. Substância mais comumente usada na desinfecção de água no Brasil, o cloro destrói e altera a permeabilidade das paredes celulares dos microrganismos, modifica o protoplasma celular e inibe a produção de células dos microrganismos, além de reduzir a atividade enzimática e a capacidade de produção de energia das células.

Tendo em vista que o termo hidrogeologia envolve o entendimento das características, da ocorrência e do movimento das águas subterrâneas no subsolo e das suas interações com as águas superficiais, e que a água subterrânea preenche os vazios (poros e fraturas) presentes no subsolo em função das propriedades hidráulicas do meio e das condições climáticas locais, julgue os itens que se seguem, pertinentes a hidrogeologia. No Brasil, as licenças e os cadastramentos necessários para a perfuração de poços tubulares profundos para a extração e o uso de água para o abastecimento domiciliar, condominial, agrícola e industrial são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.

Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue os itens subsequentes. Na perfuração, metodologia mais usada no estudo geológico do subsolo, métodos mais baratos, como a tradagem, a perfuração rotativa manual e a percussiva mecânica, contaminam a amostragem devido à mistura de materiais geológicos de diferentes níveis. Assim, perfurações rotativas mecânicas, realizadas com circulação reversa ou núcleo de diamante, proporcionam amostras fidedignas, em que se identificam texturas, composições, estruturas e mergulhos das rochas.

Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue os itens subsequentes. O tamanho, a forma e a natureza do depósito mineral afetam sua viabilidade econômica. A explotação de grandes jazidas com baixos teores que ocorrem próximas à superfície é mais barata que a de jazidas de finos veios tabulares verticais com grande teor, visto que estas comumente demandam técnicas subterrâneas de explotação. Nos depósitos minerais disseminados de forma irregular, os minerais de minério ocorrem espalhados ao longo do corpo geológico; um exemplo são os diamantes que ocorrem em kimberlitos.

Com referência à geologia econômica, ramo das geociências que avalia o potencial econômico de ocorrências minerais, julgue os itens subsequentes. Na produção de minério de ferro no Brasil, destacam-se as jazidas dos estados do Pará e de Minas Gerais. O minério de ferro de Carajás possui um elevado teor de ferro, resultado da lixiviação de itabiritos enriquecidos em hematita. Já os depósitos de Minas Gerais possuem menores teores de ferro, resultado da lixiviação de jaspilitos enriquecidos em magnetita.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis